Entrar

O que são vagas remanescentes no Sisu, Prouni e Fies?

Por Dinake Núbia | Em 18/04/2023 10:34:25 | Como Passar, Vagas Remanescentes

Mas afinal, você sabe qual é o programa ideal para ingressar no ensino superior? É importante destacar que Sisu, Prouni e Fies possuem características distintas.


É importante analisar qual programa se encaixa melhor com seu perfil para garantir o acesso ao ensino superior no Brasil
É importante analisar qual programa se encaixa melhor com seu perfil para garantir o acesso ao ensino superior no Brasil

Confira a seguir os tópicos que abordaremos neste conteúdo:

Você sabia que as oportunidades de ingressar no ensino superior vão muito além das chamadas regulares dos processos seletivos?

Isso porque programas como Fies, Prouni e Sisu também abrem as chamadas “vagas remanescentes”. Mas afinal, você sabe o que são essas vagas?

O que são vagas remanescentes?

As vagas remanescentes são oportunidades para quem não conseguiu se inscrever ou ser selecionado durante os processos regulares de acesso ao ensino superior no Brasil.

Elas são disponibilizadas a partir da desistência de candidatos pré-selecionados ou porque não apresentaram a documentação exigida no momento da matrícula.

Entretanto, há um limite de vagas no processo seletivo e isso depende de instituição para instituição ou de programa para programa.

Mas, caso a quantidade de alunos matriculados não atinja o número necessário para fechar uma turma, a instituição ou o programa pode realizar novas chamadas para preencher as vagas remanescentes, permitindo que candidatos não pré-selecionados tenham a oportunidade de se candidatar.

Vagas remanescentes no Sisu

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema pelo qual as universidades públicas brasileiras selecionam estudantes com base nas notas do Enem.
  • As vagas remanescentes surgem quando as universidades não conseguem preencher todas as vagas disponíveis na primeira chamada.
  • Para participar das vagas remanescentes do Sisu, é necessário ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido nota acima de 450 no exame e não ter zerado a redação.
  • As vagas remanescentes do SISU são preenchidas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, levando em conta a nota obtida no Enem.
  • Para se candidatar, é preciso ter participado da seleção regular do programa. O acesso pode ser feito pelo Portal Único de Acesso.
  • Geralmente, as vagas são disponibilizadas após o término do período de inscrição dos selecionados no processo regular.

Vagas remanescentes no Prouni

  • O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outro programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas.
  • Assim, como no Sisu, para participar das vagas remanescentes do Prouni, é necessário ter feito o Enem, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a bolsas parciais e de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais.
  • Os candidatos também precisam ter cursado todo ensino médio em rede pública ou com bolsa na rede privada; ser pessoa com deficiência ou ser professor na rede pública de ensino.
  • As inscrições podem ser feitas de forma gratuita pela Página do Prouni na internet, através do Portal Único de Acesso.

Vagas remanescentes no Fies

  • Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas.
  • As vagas remanescentes são disponibilizadas para candidatos que não foram contemplados na primeira chamada.
  • Entre os critérios para participar das vagas remanescentes do Fies, estão: ter feito o Enem, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Para se inscrever, é preciso ter uma conta na página Gov.br e acessar o Sistema de Seleção do Fies.

Qual programa ideal para ingressar no ensino superior: Sisu x Prouni x Fies?

Mas afinal, você sabe qual é o programa ideal para ingressar no ensino superior? É importante destacar que Sisu, Prouni e Fies possuem características distintas, que os diferenciam uns dos outros.

O Sisu é um sistema de seleção que visa o ingresso em universidades públicas, enquanto o Prouni oferece bolsas de estudo para instituições de ensino superior privadas e o Fies é um programa de financiamento estudantil para facilitar o acesso à educação superior privada.

Além disso, o processo de seleção para cada um desses programas também é diferente. Enquanto o Sisu utiliza a nota do Enem, o Prouni e o Fies também avaliam outros critérios, como a renda familiar do estudante.

Por isso, é importante analisar qual programa se encaixa melhor com seu perfil para garantir o acesso ao ensino superior no Brasil.

Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia | Jornalista
Especialista em produção de conteúdo para a internet sobre diversas temáticas, tanto para site quanto para redes sociais, com foco em SEO.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.