Entrar

Nota de corte do Prouni: Entenda como funciona

Por Dinake Núbia | Em 20/04/2023 19:26:00 | Como Passar, Prouni

A nota de corte é calculada com base na média das notas dos candidatos que se inscreveram para a mesma modalidade de bolsa em determinada universidade.


Os candidatos que não atingem a nota de corte são automaticamente desclassificados do processo seletivo
Os candidatos que não atingem a nota de corte são automaticamente desclassificados do processo seletivo

Confira a seguir os tópicos que abordaremos neste conteúdo:

Você já ouviu falar da nota de corte do Prouni? O assunto pode ser bastante relevante para quem deseja ingressar em uma universidade privada com bolsa de estudos.

Vamos logo esclarecer que a nota de corte é a avaliação mínima necessária para que o candidato possa concorrer a uma bolsa de estudos.

Mas como essa nota é calculada? E como saber se você está dentro da faixa mínima de qualificação exigida? Se você está interessado em saber mais sobre o funcionamento da nota de corte do Prouni, continue lendo este artigo.

Nota de corte do Prouni

Já sabemos que o Programa Universidade para Todos (Prouni) facilita o acesso ao ensino superior, em especial para os alunos de baixa renda, já que é um programa voltado para ensino em universidades privadas.

Desta forma, a nota de corte do Prouni é um recurso importante utilizado para selecionar os candidatos que poderão receber as bolsas.

Entretanto, é importante lembrar que a nota de corte não é a garantia de aprovação para a bolsa. Ela é apenas uma referência para determinar se o candidato está ou não dentro da faixa mínima exigida.

Cálculo da nota de corte

A nota de corte é calculada com base na média das notas dos candidatos que se inscreveram para a mesma modalidade de bolsa em determinada universidade.

Ou seja, a nota de corte é diferente para cada curso, universidade e modalidade de bolsa. E também pode variar em cada edição do programa.

Uma série de fatores são levados em consideração para o cálculo desta nota, como o número de vagas disponíveis em cada modalidade de bolsa, número de inscritos, modalidade de ensino, universidade escolhida e os pontos obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos que não atingem a nota de corte são automaticamente desclassificados do processo seletivo.

Nota parcial e nota final

Durante o processo seletivo do Prouni, é possível que haja a divulgação de duas notas de corte: a parcial e a final.

A nota de corte parcial é divulgada quase diariamente durante o período de inscrições e representa a pontuação mínima necessária para que o candidato possa continuar participando do processo seletivo.

Já a nota de corte final é divulgada após o término do processo seletivo e representa a exigência mínima para que o candidato seja selecionado e receba a bolsa de estudos.

Por isso, é importante lembrar que a nota de corte parcial tem apenas caráter informativo, enquanto a final determina quem serão os beneficiados com a bolsa.

Como calcular a média

Para calcular a nota que o candidato vai concorrer ao Prouni é preciso verificar a nota obtida no Enem. A média é calculada com base na nota de todas as disciplinas.

Por exemplo, é preciso pegar as notas obtidas nas disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e redação, somar e dividir por cinco.

Feito isso, o estudante terá sua média, que é a base para concorrer a uma bolsa de estudos no programa.

Nota de corte dos cursos

Geralmente, os cursos da área de saúde, como Medicina, Odontologia e Psicologia, são mais concorridos e têm notas de cortes mais altas. Além disso, cursos em áreas como Direito, Engenharia e Administração também têm uma alta competição.

Por outro lado, há cursos com menos competição e, desta forma, têm notas de cortes mais baixas, como os de licenciatura, ciências humanas e sociais, tecnológicos, entre outros.

Em 2022, alguns cursos tiveram uma grande competição. Confira algumas notas de corte na modalidade de ampla concorrência:

  • Medicina: 708 pontos a 815 pontos
  • Odontologia: 519 pontos a 744 pontos
  • Medicina Veterinária: 661 pontos a 703 pontos
  • Economia: 678 pontos a 729 pontos
  • Arquitetura e Urbanismo: 612 pontos a 730 pontos
  • Direito: 661 pontos a 703 pontos
  • Farmácia: 567 pontos a 766 pontos
  • Fisioterapia: 559 pontos a 753 pontos
  • Engenharia de Produção: 450 pontos a 714 pontos
  • Psicologia: 465 pontos a 733 pontos
  • Engenharia Elétrica: 455 pontos a 727 pontos
  • Enfermagem: 564 pontos a 708 pontos

Bolsas no Prouni

A consulta da nota de corte no Prouni deve ser feita através do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, criado pelo governo federal como forma de unificar os sistemas de seleção.

Para aumentar as chances de conseguir uma bolsa do Prouni, o candidato deve ter uma média alta no Enem, além de escolher cursos e universidades com notas de corte mais baixas.

Caso o estudante não seja convocado na chamada regular, ainda é possível continuar na disputa pela vaga, com as chamadas vagas remanescentes.

Também é importante ficar atento aos prazos e requisitos do processo seletivo, pois qualquer informação incorreta ou documentação incompleta pode levar à desclassificação.

Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia | Jornalista
Especialista em produção de conteúdo para a internet sobre diversas temáticas, tanto para site quanto para redes sociais, com foco em SEO.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.