Quais são os maiores vestibulares do Brasil?
Confira uma lista dos 5 vestibulares mais concorridos no Brasil. Veja também a lista completa de instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
Se você está pensando em fazer um vestibular no Brasil, provavelmente já sabe que a competição é alta e que algumas provas são mais disputadas que outras.
O número de candidatos também é alto e a maioria dos vestibulares chegam a receber milhares de inscrições todos os anos.
Mas diante desse cenário de alta competitividade, como se preparar para se destacar? Como saber quais são os maiores vestibulares do Brasil?
Pensando nisso, nós do Gabarite ENEM separamos uma lista dos 5 vestibulares mais concorridos no Brasil. Veja também a lista completa de instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
5 maiores vestibulares do Brasil
1- Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Atualmente, o Enem é um dos principais vestibulares do Brasil e é utilizado como porta de entrada para diversas universidades públicas e privadas.
Inicialmente, ele foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio no país, mas, em 2009, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Enem seria aceito como forma de ingresso em universidades brasileiras.
Agora, diversas universidades brasileiras aceitam o Enem como vestibular, especialmente por sua abrangência de conhecimentos.
Além disso, com o Enem os estudantes podem concorrer a vagas em diferentes instituições de ensino superior, utilizando a mesma nota.
Em 2022, 3,4 milhões de pessoas se inscreveram, sendo que 2.490.880 fizeram a prova.
Qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja concluindo o Ensino Médio pode participar, independente da idade. Inclusive, pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.
Neste modelo atual, a prova é realizada em dois domingos consecutivos, com questões de múltipla escolha sobre linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.
Os participantes também podem escolher fazer a prova digital ou impressa.
Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante, do Inep.
2- Universidade de São Paulo (USP)
A USP é uma das universidades mais prestigiadas do Brasil e, por isso, atrai milhares de estudantes todos os anos.
Este é o segundo vestibular mais concorrido do Brasil, ficando atrás apenas do Enem. Em 2022, foram mais de 110 mil inscritos.
Além do vestibular tradicional, promovido pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), agora, a universidade também aceita o Enem como forma de ingresso (Enem USP).
Para se inscrever no vestibular da Fuvest, o candidato precisa ter concluído o ensino médio ou concluído no ano de realização do vestibular. Aqueles que já tem diploma também podem participar.
O vestibular tradicional da USP é realizado em duas fases e conta com uma prova de conhecimentos gerais na primeira etapa, seguida por provas específicas na segunda fase, de acordo com o curso escolhido.
USP oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, como Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Saúde, Artes e outras.
Neste ano, são mais de 11 mil vagas disponíveis na universidade, contando ingresso pela Fuvest e pelo Sisu. Para participar, o candidato deve ficar atento a todos os prazos no site da USP.
3- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
O vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é um dos mais tradicionais do estado de São Paulo.
A instituição é reconhecida pela qualidade dos seus cursos de graduação e pós-graduação, além da pesquisa científica e tecnológica.
O vestibular da Unesp é composto por duas fases, com prova objetiva, discursiva e redação. Em 2022, foram mais de 68 mil inscritos no processo seletivo.
A Unesp também oferece outras formas de acesso, como por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Enem.
A Universidade ainda adota o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica, que concede bônus na pontuação dos candidatos que estudaram em escolas públicas.
Para o vestibular de 2023, a universidade oferece mais de 7,6 mil vagas. O candidato que deseja participar da seleção deve acompanhar o cronograma, disponível no site da Vunesp.
4- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A UFRJ também é uma das universidades mais renomadas do país, reconhecida pela formação qualificada dos seus profissionais. Ela é considerada a terceira melhor universidade do país e a quarta que mais aplica investimentos na ciência.
A universidade conta com cursos nas áreas, como administração, ciências biológicas, dança, direito, engenharia, física, gastronomia, jornalismo e letras.
Com alta concorrência, a universidade utiliza o Enem como forma de ingresso. Além disso, alguns cursos contam com Teste de Habilidade Específica (THE).
Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem. Agora, com o Portal de Acesso Único, também é preciso ter conta no Gov.br.
As vagas são oferecidas em duas modalidades: ampla concorrência e Ação Afirmativa, cada uma com 50% das oportunidades de cada curso.
As vagas da modalidade Ação Afirmativa são destinadas a pessoas com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional.
Dentro desta ação, a universidade ainda disponibiliza outras políticas de apoio, como bolsas de acesso e permanência, meios de transporte gratuitos, acesso à rede e disponibilização de equipamentos de informática, além de oferta de disciplinas suplementares e muito mais.
Os interessados em participar devem ficar atentos aos períodos de abertura das inscrições, que podem ser conferidas diretamente no site da UFRJ.
5- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
De acordo com o ranking da Times Higer Education (THE), a UNICAMP é uma das universidades mais renomadas do país, especialmente em áreas como ciências da computação e engenharias.
O vestibular está entre os mais concorridos do Brasil. Em 2022, a universidade teve mais de 63 mil inscritos para 2,5 mil vagas na instituição.
A universidade conta com cursos em diversas áreas, como artes cênicas, engenharia agrícola, dança, música, enfermagem, farmácia e diversos outros.
Além disso, a Unicamp também conta com Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social, que beneficia estudantes provenientes de escolas públicas.
O vestibular tradicional da instituição é uma das principais formas de ingresso à universidade e é realizado todo ano. Há também oportunidades de acesso através do Enem.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e ficar atento aos prazos e divulgação do edital.
Oportunidades fora do Brasil
Agora que já sabe quais são os vestibulares mais concorridos no Brasil, saiba que outros países também realizam vestibulares como forma de ingresso em suas universidades ou como complemento no processo seletivo.
Um desses países é Portugal, que inclusive, aceita a nota do Enem como forma de ingresso. São mais de 50 universidades portuguesas que já adotaram esse modelo.
Primeiramente, para concorrer a uma vaga nas instituições portuguesas, os candidatos devem verificar as regras de cada unidade.
Os procedimentos podem ser parecidos, mas cada local tem suas regras específicas, como data das inscrições, resultados, abertura de matrícula, etc.
A inscrição pode ser feita na internet, no site das próprias instituições, preenchendo os cadastros e anexando toda a documentação necessária, conforme especificado em cada edital.
Além disso, também é preciso pagar uma taxa de inscrição, que varia de uma universidade para outra. Lembrando que o pagamento é com base na moeda local, ou seja, o Euro.
Outro detalhe importante é que em Portugal, as universidades públicas também são pagas. O valor varia de curso para curso e também há valores mais baixos para estudantes brasileiros, em vista do que é cobrado de pessoas de outras nacionalidades.
Veja a lista completa de instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:
- Universidade de Coimbra
- Universidade de Algarve
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico do Porto
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Universidade de Aveiro
- Instituto Politécnico de Guarda
- Universidade de Lisboa
- Universidade do Porto
- Universidade da Madeira
- Instituto Politécnico de Viseu
- Instituto Politécnico de Santarém
- Universidade dos Açores
- Universidade da Beira Interior
- Universidade do Minho
- Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
- Instituto Politécnico de Setúbal
- Instituto Politécnico de Bragança
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Universidade Lusófona do Porto
- Universidade Portucalense
- Instituto Universitário da Maia
- Instituto Politécnico da Maia
- Universidade Católica Portuguesa
- Universidade Fernando Pessoa
- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
- Instituto Leonardo da Vinci
- Escola Superior de Saúde do Alcoitão
- Universidade Lusíada
- Universidade Lusíada-Norte
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- Escola Superior Artística do Porto
- Universidade Europeia
- Instituto Universitário de Lisboa
- Universidade Autônoma de Lisboa
- Instituto Politécnico da Lusofonia
- Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
- Instituto de Estudos Superiores de Fafe
- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
- Instituto Superior Dom Dinis
- Instituto Superior de Gestão
- Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém
- Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia
- Instituto Português de Administração de Marketing
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Instituto Português de Administração de Marketing
- Universidade Nova de Lisboa