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12 exercícios sobre encontro consonantal e dígrafo para o 6º ano

Por Sumaia Santana | Em 07/01/2024 09:21:04 | Português, Encontro consonantal

Teste seus conhecimentos resolvendo 12 exercícios sobre encontro consonantal e dígrafo para 6º ano. Não esqueça de conferir o gabarito quando terminar.



Confira a seguir os tópicos que abordaremos neste conteúdo:

O encontro consonantal é a sequência de duas consoantes ou mais com a preservação do som de cada uma.

São assuntos cobrados também no ensino médio, provas do Enem e vestibulares. Por isso, estes 12 exercícios sobre encontro consonantal e dígrafo para 6º ano vão ajudar no entendimento desses conceitos.

Existem dois tipos de encontros consonantais: os puros, quando as consoantes ficam na mesma sílaba e os disjuntos, quando as consoantes ficam em sílabas diferentes.

Já a definição de dígrafo é duas letras formando um som. Há o dígrafo vogal, quando uma vogal e uma consoante resultam em som nasal; e o dígrafo consonantal, formado por duas consoantes ou pela união de uma consoante e uma vogal.

Agora, resolva os exercícios:

12 exercícios sobre encontro consonantal e dígrafo para o 6º ano

1. Preencha com C as questões corretas e com I as questões incorretas:

a) ( ) “MUCAMA” – três fonemas vogais (dois nasais e um fechado).

b) ( ) “DAQUI” – quatro fonemas, duas sílabas, um dígrafo e um ditongo.

c) ( ) “MUNDO” – dois fonemas consonantais, duas sílabas e dois fonemas vocálicos

d) ( ) “TAMBÉM” – um dígrafo e um ditongo nasal decrescente

e) ( ) “PESSIMISMO”, “DERROTA” e “PORQUANTO” – nesses três vocábulos temos, respectivamente, nove, seis e oito fonemas.

2. Apenas uma das alternativas abaixo NÃO apresenta palavras formadas por dígrafos consonantais. Identifique-a:

a) sucesso – aquário – gueixa;

b) Guarulhos – ilha – Guaratinguetá;

c) assado – passarinho – quadrado;

d) gnomo – excesso – enterrar;

e) China – flecha – assinatura.

3. (PUCCAMP-SP)

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
para pior dizem pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
(Oswald de Andrade – Vício na fala)

Com relação ao que ocorre nas falas reproduzidas do poema, é correto afirmar que:

a) No 1º verso, a pronúncia “mio” omite um dígrafo, criando um ditongo oral crescente.

b) No 2º verso, a pronúncia “mió” omite um dígrafo e cria um hiato no final da palavra.

c) No 4º verso, a pronúncia “teia” omite o encontro consonantal e cria um tritongo no final da palavra.

d) No 5º verso, a pronúncia “teiado” omite o dígrafo, criando um ditongo decrescente no meio da palavra.

e) n.d.a.

4. Marque a alternativa que apresenta os dois diferentes tipos de encontros consonantais e um dígrafo consonantal nesta sequência:

1) encontros consonantais que ocorrem na mesma sílaba; 2) encontros consonantais que pertencem a sílabas diferentes; e 3) dígrafos consonantais.

a) 1. Broche – 2. paulista – 3. algema;

b) 1. Clave – 2. admitir – 3. atleta;

c) 1. Energia – 2. esporte – 3. chave;

d) 1. Encharcado – 2. carnívoro – 3. altura;

e) 1. Treino – 2. colmeia – 3. arroz.

5. Em quais palavras há ocorrência de dígrafo?

a) quiabo

b) escola

c) igual

d) guisado

e) chuvisquinho

6. (FACET CONCURSOS)

“Todo mundo que tem um bicho de estimação – um gato, um cachorro – um dia se pergunta: e se ele morrer, o que faço? Onde o enterro? É que ninguém tem coragem de simplesmente jogar no lixo o corpo de seu amigo fiel.”

As palavras, “cachorro” e “enterro”, de acordo com as regras vigentes no sistema ortográfico da língua portuguesa, contêm:

a) dígrafo

b) ditongo

c) encontro consonantal

d) hiato

e) tritongo

7. Marque a alternativa na qual TODAS as palavras são formadas por encontros consonantais:

a) Saíram – bebedouro – caranguejo;

b) Exato – igualdade – açaí;

c) Circuito – trouxeram – diáspora;

d) Cravo – graça – franco;

e) Atrás – Morcego – aliado.

8. Todas as palavras abaixo apresentam encontro consonantal, EXCETO:

a) Atleta – cravo - prata;

b) Urna – catraca – carne;

c) Crise – mesóclise – pneu;

d) Sabrina – recreação – pneumonia;

e) Carro – chuvoso – barriga.

9. (CETAP) Texto para resolução da questão.

O maior cajueiro do mundo.

Por Arthur Veríssimo

A praia do Pirangi do Norte, no litoral do Rio Grande do Norte, guarda uma surpresa e tanto. Uma árvore com galhos por todos os lados domina os olhares de centenas de curiosos. Viajando de carro pela região, parei o veículo e fui conferir. Estava frente a frente com o maior cajueiro do mundo. A árvore cobre uma área de 8.500 metros quadrados. Encantado com tal exuberância, decidi conhecer o interior do parque.

Um grupo de guias contava a história da planta, dando uma aula sobre as propriedades do caju. Segundo os especialistas, o crescimento do megacajueiro se deu por causa de duas mutações genéticas. Em vez de crescer para o alto, seus galhos cresceram para os lados e, com o tempo, devido ao seu próprio peso, cederam e se cruzaram para o solo. Ao tocar a superfície, eles criaram raízes e cresceram como se fossem troncos de outras árvores.

A distância, parecem muitos cajueiros. Um engano: aquele emaranhado de ramos e galhos é uma única árvore. Diz a lenda que o cajueiro foi plantado por um pescador em 1888 e que e nos últimos 30 anos aumentou 3000 metros quadrados. Não existe mais espaço para a planta se expandir, por causa das cercas ao redor. Mais adiante, há a rodovia e as casas dos moradores.

O cajueiro dá frutos nos meses de dezembro a janeiro. Nessa época são colhidos em média 80 mil cajus. No parque há um mirante de 8 metros de onde se tem uma vista alucinante da copa da árvore e o horizonte da praia de Pirangi. No entorno do cajueiro existem dezenas de lojas e quiosques que vendem sucos, lembrancinhas e, obviamente, uma infinidade de doces e guloseimas feitas com caju.

Fonte: Revista Gol. 106 ed. Janeiro, 2011.

Assinale a alternativa em que há dígrafo separável:

fossem.

B) expandir.

C) distância.

D) adiante.

E) galhos.

10. (UEPB)

Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa, e sentia-me completamente feliz. Houve um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz.

(CECÍLIAMEIRELES. Boa companhia - Crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. (Fragmento))

Sobre a palavra comprava, que aparece no Texto 7, podemos afirmar que:

a) tem o mesmo número de letras e fonemas.

b) apresenta dois dígrafos.

c) apresenta encontro consonantal.

d) é uma palavra proparoxítona.

e) está conjugada no presente do indicativo.

11. (COPEVE-UFAL) Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafo vocálico.

a) Terra, chave, quente, desço e sangue.

b) Sangue, tonto, bumbo, tenente e conta.

c) Crítica, psicologia, apto, prazo e criança.

e) Assassino, planta, tesoura, sábio e juízes.

e) Paraguai, averiguei, enxaguou, saguões e pinguim.

12. (Urcamp – RS) Os grupos de letras encontrados na palavra craque são classificados como:

a) apenas encontros consonantais.

b) encontro consonantal e dígrafos, respectivamente.

c) dígrafo e encontro consonantal, respectivamente.

d) apenas dígrafos.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Gabarito: 12 exercícios sobre encontro consonantal e dígrafo para o 6º ano

1. a) incorreta, b) incorreta, c) correta, d) correta, e) correta

2. D

3. B

4. E

5. alternativas A, D, E

6. A

7. D

8. E

9. A

10. C

11. B

12. B

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Interpretação TextualEnsino Médio33
Funções da LinguagemEnsino Médio2
CraseEnsino Médio2
Língua e LinguagemEnsino Médio1
Tipos de TextoEnsino Médio1
VerboEnsino Médio1
Significação Contextual de Palavras e ExpressõesEnsino Médio1
TextualidadeEnsino Médio1
NarratividadeEnsino Médio1
Variação LinguísticaEnsino Médio1
Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Interpretação TextualEnsino Médio537
CraseEnsino Médio22
PontuaçãoEnsino Médio20
SintaxeEnsino Médio19
MorfologiaEnsino Médio14
Funções da LinguagemEnsino Médio13
Gêneros TextuaisEnsino Médio13
Estrutura e Formação das PalavrasEnsino Médio11
VerboEnsino Médio11
Análise da pessoa do espaço e do tempoEnsino Médio10
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Por Sumaia Santana | Redatora
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, atuo como redatora desde 2015 e acumulo experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

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