Entrar

7 possíveis temas de Redação para o Enem 2023

Por Sumaia Santana | Em 27/04/2023 07:08:11 | Redação, Temas para Redação

Hoje trazemos para você os 7 possíveis temas redação do Enem 2023, quais são os critérios de redação e uma dica de conteúdo para você fazer uma redação nota mil.


Alcançar a nota máxima não é fácil. Prova disso é que na edição de 2021 somente 10 pessoas conseguiram
Alcançar a nota máxima não é fácil. Prova disso é que na edição de 2021 somente 10 pessoas conseguiram

Confira a seguir os tópicos que abordaremos neste conteúdo:

A redação do Enem tem peso 1.000, valor que corresponde a 20% da nota final do exame.

Além da importância da avaliação, o tema também causa ansiedade, visto que o candidato somente descobre no dia da prova. Mas, os acontecimentos no Brasil e no mundo permitem que façamos algumas apostas.

Hoje trazemos para você os 7 possíveis temas redação do Enem 2023, quais são os critérios de redação e uma dica de conteúdo para você fazer uma redação nota mil.

7 possíveis temas redação do Enem 2023

1. Importância do voto no exercício da democracia

Com a acirrada disputa na última eleição presidencial, a discussão sobre a importância do voto para manutenção da democracia e mudança de perspectiva de vida pode ser o tema da redação do Enem deste ano.

2. Pouca representatividade feminina na política

Embora o número de mulheres cresça a cada eleição, não há como negar que elas sejam minoria na política.

Mesmo com a lei federal que destina 30% do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas, as mulheres ainda são poucas e, na última eleição, somente duas foram eleitas, uma em Pernambuco e outra no Rio Grande do Norte. Por isso, este é outro forte concorrente.

3. Valorização do professor

O ataque do adolescente de 13 anos em uma escola de São Paulo, onde uma professora de 71 anos morreu, reacendeu a discussão sobre o amor à docência.

A razão é que a profissional já poderia estar aposentada, mas por acreditar no poder da educação, decidiu continuar lecionando.

4. Desafios da vacinação em crianças

A saúde pública no Brasil sempre foi algo problemático. Mas, quando o assunto é vacinação, o país era considerado referência até a pandemia de covid 19.

Neste momento, a disseminação de fake news fez com que muitas pessoas deixassem de tomar a vacina.

O negacionismo também atingiu a imunização contra poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. Caso o tema da redação seja algo relacionado à saúde, este assunto tem tudo para ser escolhido.

5. Combate à depressão

Segundo matéria publicada no G1, 200 mil pessoas precisaram ser afastadas do trabalho por conta da depressão e demais distúrbios emocionais.

O texto relata que o número é inferior ao registrado nos anos de 2020 e 2019, mas ainda assim é algo preocupante. Como a discussão sobre saúde mental ganha cada vez mais força, não estranhe se este tema for escolhido.

6. Saneamento básico

Assunto relacionado à saúde, o saneamento básico não chega a todo mundo. Publicação da Agência Senado afirma que 100 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada.

O mesmo artigo informa que as regiões sudeste e sul estão nas primeiras posições no ranking do saneamento básico, enquanto as regiões norte e nordeste estão na lista de menor porcentual de pessoas atendidas.

Por estar ligada a doenças como cólera, hepatite A, dentre outras, falar sobre a importância do saneamento básico é muito importante.

7. Educação Financeira

Em abril de 2022, a Serasa Experian apontou que 66.132.670 brasileiros estavam inadimplentes e, estas dívidas ultrapassam os R$270 bilhões. Este é o maior número desde 2016, ano que começou a pesquisa.

Muitas pessoas ficam endividadas por não conseguirem organizar suas finanças, portanto, a educação financeira é bastante pertinente.

Quais são as competências exigidas na redação do Enem?

Alcançar a nota máxima não é fácil. Prova disso é que na edição de 2021 somente 10 pessoas conseguiram. Contudo, saber o que é avaliado é uma das dicas para você atingir os mil pontos.

Confira quais são as 5 competências da redação do Enem:

  1. Competência 1: domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  2. Competência 2: entender a proposta da redação e aplicar os conceitos estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Competência 3: capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista;
  4. Competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para uma argumentação lógica e consistente;
  5. Competência 5: capacidade para propor uma intervenção ao tema em concordância aos Direitos Humanos.

E o que faz alguém zerar? 10 itens fazem os corretores atribuir 0 ao texto, veja quais são:

  • Fugir do tema
  • Não escrever uma redação dissertativa-argumentativa;
  • Apresentar a folha em branco;
  • Escrever menos de 7 linhas;
  • Copiar textos motivadores, entende-se como cópia escrever três palavras ou mais do texto original, alterar o singular pelo plural ou vice-versa, inversão de trechos ou omitir palavras;
  • Desenhos e sinais gráficos;
  • Usar outro idioma;
  • Letra ilegível;
  • Assinar ou rubricar;
  • Desrespeito aos Direitos Humanos.

Agora que você conhece as competências, o que faz zerar, que tal descobrir como fazer uma redação nota 1.000?

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Redatora
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, atuo como redatora desde 2015 e acumulo experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.