
de 276.566 bolsas
Quem tem interesse em se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni 2023/2), pode fazer o cadastro até as 23h59 de amanhã, dia 30 de junho. As inscrições da seleção referente ao segundo semestre começaram na última terça feira, 27.
Para se inscrever, é necessário acessar a página do Prouni e optar pelas opções de curso, turno e modalidade de concorrência. A inscrição é gratuita.
Organizado pelo Ministério da Economia, o ProUni é uma forma de oferecer bolsas de estudo, sejam elas integrais ou parciais, a estudantes de baixa renda e sem graduação de nível superior. O programa normalmente acontece duas vezes por ano, no início do semestre letivo.
Segundo o MEC, a atual oferta é de 276.566 bolsas, sendo a maior parte – 215.530 – bolsas integrais, ou seja, que cobrem 100% do valor. O resto dos 61.036 auxílios equivalem a bolsas parciais, de 50%.
Requisitos ProUni 2023/2
Para se inscrever no Programa, precisa ter participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que a soma das cinco provas tenha sido igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.
Quem fez o exame na condição de “treineiro” não pode entrar na seleção.
E, como a seleção tem o propósito de deixar mais acessível o ingresso nos sistemas públicos, é necessário, também, comprovar ter baixa renda e não possuir diploma de ensino superior.
Além disso, segundo o edital, o candidato precisa atender pelo menos uma das exigências abaixo:
- ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
- ter cursado todo o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva escola;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva escola privada;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, com ou sem condição de bolsista;
- ter cursado todo o ensino médio em instituição privada, com ou sem condição de bolsista;
- ser pessoa com deficiência; e
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.
É de responsabilidade do candidato certificar-se de que cumpre os requisitos para determinada vaga e bolsa.
Bolsas ProUni 2023/2
Desde 2004, o ProUni possibilita que jovens de todos os estados do Brasil tenham a oportunidade de estudar. As milhares de bolsas ofertadas têm duas categorias – integral e parcial.
Saiba quais são os critérios para obter determinada bolsa:
- Bolsa integral (100%): renda familiar bruta mensal que não exceda 1,5 salário mínimo.
- Bolsa parcial (50%): renda familiar bruta mensal que não exceda 3 salários mínimos.
Cronograma e resultados prouni 2023/2
Confira abaixo o cronograma completo do Programa Universidade Para Todos do Segundo Semestre (ProUni 2023/2), incluindo as datas de chamadas e resultados.
- Consulta de bolsas: 27 de junho
- Inscrições: 27 a 30 de junho
- Resultado da 1ª chamada: 4 de julho.
O candidato poderá checar o resultado no endereço eletrônico do ProUni ou das instituições paras quais fez a inscrição.
- Comprovação das informações da 1ª chamada: 4 a 14 de julho.
Será a data em que o candidato pré-selecionado em primeira chamada será contatado para a entrega de documentos com a finalidade de comprovar as informações prestadas na inscrição, e possível participação de processo seletivo da instituição.
- Resultado da 2ª chamada: 24 de julho.
- Comprovação das informações da 2ª chamada: 27 de julho a 3 de agosto.
- Lista de espera: 14 e 15 de agosto.
Caso tenha ficado de fora das vagas do ProUni, há a possibilidade de entrar na lista de espera. Se houver interesse, acesse o site nos dias 14 e 15 de agosto para se inscrever.
- Consulta da lista de espera: 18 de agosto.
- Comprovação das informações da lista de espera: 21 a 28 de agosto.