Notícias Brasil Classificação

SISU 2023/2: Convocação da lista de espera é divulgada

A partir desta segunda-feira (10), instituições convocam alunos aprovados na lista de espera. Ofertando mais de 51 mil vagas, a edição deste ano contou com 305 mil inscritos.

Foto de perfil Letícia Cunha
Letícia Cunha em 20/07/2023 14:29:48
Jornalista, apaixonada por escrever. Escreve sobre diversos assuntos em blogs e sobre notícias de...

O Ministério da Educação (MED) divulgou nesta segunda-feira (10), o resultado da lista de espera para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relativo ao segundo semestre de 2023 (Sisu 2023/2).

Os candidatos que demonstraram interesse na lista e foram classificados nas vagas remanescentes serão, a partir de hoje, convocados pelas respectivas universidades. Por isso, é de responsabilidade do aluno acompanhar as chamadas e editais da instituição para qual demonstrou afinidade.

O resultado da lista pode ser conferido no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessar, procure por instituição, local, curso, grau e turno.

Lista de Espera Sisu 2023/2

O Sistema tem apenas uma chamada regular. Quem não passou, tem a oportunidade de concorrer à lista de espera para disputar pelas vagas que não foram preenchidas, seja por causa de perda de prazos, desistências, entre outros motivos.

Portanto, as instituições são livres para realizar chamadas até que o número de vagas seja completado.

A convocação é de responsabilidade da universidade, assim como as informações dos documentos necessários e horários para serem entregues. Mas é necessário que o aluno cadastrado acompanhe os editais da instituição a qual se candidatou para que não perca nenhum esclarecimento importante.

Tanto as documentações quanto as datas variam de universidade para universidade – lembrando que tem instituições que pedem para que a matrícula seja feita pessoalmente –, então se informe para fazer tudo corretamente e não perder o dia.

É bom lembrar que a lista de espera é exclusivamente para quem não passou na primeira chamada, e que nessa etapa precisava colocar, necessariamente, uma das duas opções de curso escolhidas no momento da matrícula do Sisu.

A classificação do estudante no Sisu não reflete na classificação na lista de espera, já que a lista é composta apenas por quem marcou interesse na participação. Isso pode acabar favorecendo alguns candidatos e deixá-los determinadas posições acima.

As inscrições para a lista de espera estiveram disponíveis do dia 27 de junho a 4 de julho, no site da Seleção. O período de inscrições é aberto logo após o resultado da chamada regular.

Sisu 2023/2

Desde 2010, o Sistema de Seleção Unificada é um programa de inserção a instituições públicas de ensino superior que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e vale para universidades em qualquer lugar do país.

O Sisu acontece duas vezes por ano, no começo de cada semestre letivo, e seleciona candidatos por ordem de maior classificação. Para se inscrever, é necessário ter obtido nota maior do que zero na redação.

Ofertando mais de 51 mil vagas, a edição deste ano contou com 305 mil inscritos. A maior parte dos candidatos tinha entre 18 e 21 anos.

As inscrições para a lista de espera estiveram disponíveis do dia 27 de junho a 4 de julho
As inscrições para a lista de espera estiveram disponíveis do dia 27 de junho a 4 de julho

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Mais notícias de Classificação...