Quando será a prova do Enem 2023? Veja como se inscrever
Provas do Enem 2023 acontecem no mês de novembro. As inscrições começam em 5 de junho e seguem até o dia 16 do mesmo mês.
As inscrições começam em 5 de junho e seguem até o dia 16 do mesmo mês. As provas do Enem 2023 serão nos dias 5 e 12 de novembro.
Lembrando que neste ano não haverá o Enem Digital. Os motivos para o cancelamento da versão online são o alto custo e a baixa aderência.
No ano passado, as 100 mil vagas disponibilizadas para a prova digital despertaram o interesse de 66 mil pessoas, mas menos da metade dos inscritos compareceu aos locais.
As datas de inscrição e de divulgação dos gabaritos e resultados também foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Implantado em 1998, o Enem mede o desempenho dos estudantes do ensino médio. Em 2004, as notas podem ser usadas nos vestibulares de universidades públicas e privadas no Brasil e em Portugal.
Como se inscrever para a prova do Enem 2023?
As inscrições começam em 5 de junho e seguem até o dia 16 do mesmo mês.
Os interessados devem acessar a Página do Participante. Se você não tiver cadastro no portal gov.br será necessário efetuá-lo. Uma vez finalizado este procedimento, volte a Página do Participante e siga as instruções da assistente virtual Nanda:
- Clicar na imagem solicitada pela assistente virtual;
- Informar o número do CPF;
- Declarar sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade;
- Informar a cidade onde nasceu;
- Indicar o CEP. Quem não sabe, pode clicar no link dos Correios para consultar;
- Preencha o campo com endereço e complemento, se houver.
Agora, a assistente virtual vai perguntar se você precisa de atendimento especializado no dia da prova.
Tem direito a este atendimento as gestantes, idosos, deficientes físicos, deficientes visuais, deficientes auditivos, pessoas com surdocegueira, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com visão monocular e baixa visão, pessoas com autismo, déficit de atenção, disléxicos e quem possui discalculia, dificuldade de aprendizado na matemática.
As mulheres que amamentam também podem solicitar condições diferenciadas no dia da prova.
Outra questão relacionada ao atendimento especial é fazer a prova no hospital. Esta alternativa é válida somente às pessoas internadas para tratamento.
Se você estiver em qualquer uma das situações descritas, selecione a opção que se enquadra ao seu caso.
Outros procedimentos para inscrição no Enem 2023
A inscrição no Enem 2023 também requer informar a língua estrangeira (inglês ou espanhol), escolaridade, se vai participar ou não como treineiro, preencher o formulário socioeconômico; indicar celular e e-mail.
As últimas etapas de inscrição são escolher a cidade onde vai fazer a prova, confirmar se todos os dados estão corretos e pagar a taxa.
Em relação a taxa, o valor ainda está disponível, porque o edital não foi divulgado. No ano passado, foi cobrado R$85,00.
Quem não puder pagar pode solicitar gratuidade. A isenção de taxa no Enem é direito dos grupos abaixo:
- estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio em escola pública;
- estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsistas, com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
- pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Prova do Enem 2023: saiba o que você precisa estudar
São 180 questões distribuídas nos dois dias de prova:
- 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- 45 de Matemática.
Também será aplicada redação.
Veja os assuntos que você deve estudar na prova do Enem 2023:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- a) Língua Portuguesa, gramática e língua estrangeira: figuras de linguagem, funções da linguagem, variação linguística, interpretação textual, tipos e gêneros textuais, linguagem não verbal, semântica, interpretação de textos jornalísticos e publicitários, inglês ou espanhol;
- b) Literatura: literatura medieval, trovadorismo, renascentismo, barroco, arcadismo, romantismo, pré-modernismo, modernismo, 1ª e 2ª fase do modernismo português, poesia, poema e prosa.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
- a) Geografia: cartografia e leitura de mapas, climas do Brasil e do mundo, acordo de Paris e conferências ambientais, aquecimento global, efeito estufa, bacias hidrográficas, escassez de água, biomas brasileiros e biomas do mundo, fontes de energia, matriz de transporte, geografia urbana, globalização, crescimento da China, blocos econômicos, setores da economia brasileira, questão agrária, conferência de Berlim e neocolonialismo na África;
- b) História: civilização romana e grega, feudalismo, absolutismo, revolução francesa e russa, revolução industrial, origem do capitalismo, revolução russa, comunismo, regimes totalitários, 2ª guerra, guerra fria, expansão marítima, Brasil colônia e escravidão, formação de Israel e Questão Palestina, Brasil República, independência do Brasil, Era Vargas, Ditadura Militar;
- c) Filosofia: filosofia clássica e pré-socráticos, Sócrates e legado, Platão e Aristóteles, filósofos medievais, Descartes e Bacon, iluminismo;
- d) Sociologia: Auguste Comte e positivismo, Bauman, Foucault, cultura material e imaterial, patrimônio histórico cultural, movimentos sociais, sociologia do trabalho, internet e redes sociais.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- a) Química: ligações químicas, química inorgânica, forças intermoleculares, funções orgânicas e reações orgânicas, soluções, cinética química, equilíbrio químico, termoquímica, pH e pOH, química ambiental, isomeria plana, separação de misturas;
- b) Biologia: biologia celular, células procariontes e eucariontes, fisiologia humana, células tronco e clonagem, DNA e RNA, grupos sanguíneos, 1ª Lei de Mendel e 2ª Lei de Mendel, imunologia, soros e vacinas, evolução e seleção natural, vertebrados, poluição, ecologia, vírus, bactérias e fungos;
- c) Física: movimento uniforme e movimento uniformemente variado, cinética, Leis de Newton, energia e trabalho, aceleração, aceleração escalar, aceleração da gravidade, termodinâmica, calorimetria, acústica, eletroestática, força magnética, refração e lentes.
Matemática e suas Tecnologias
- Regra de três, porcentagem, leitura de gráficos, plano cartesiano, unidades de medida, funções e equações de 1º e 2º graus, equação exponencial e função exponencial, inequações de 2º grau, análise combinatória, probabilidade, circunferências, funções trigonométricas, área de sólidos, volume de cone, geometria analítica, razões trigonométricas.
Redação
- Texto dissertativo-argumentativo, introdução de redação, desenvolvimento da redação, como propor uma intervenção, como concluir uma redação, coesão e coerência, como fazer citações.
Deixe seu comentário
Mais notícias de Provas...
Enem 2024: Confira os 10 principais temas possíveis para ...
No Enem 2024, a redação se mantém como uma das fases mais essenciais da avaliação, e sua preparaç...
Ler notíciaAtualidades no Enem 2023: quais temas podem ser abordados...
Listamos os 7 prováveis temas de atualidades que podem cair na prova do Enem 2023. Confira também...
Ler notíciaQuando vai ser a prova do Enem 2023? O que estudar?
Fique por dentro dos dias de aplicação e os possíveis assuntos da prova do ENEM.
Ler notícia