Atualidades no Enem 2023: quais temas podem ser abordados na prova?
Listamos os 7 prováveis temas de atualidades que podem cair na prova do Enem 2023. Confira também nossa lista do que pode cair na prova, organizado por área do conhecimento.
Os temas de atualidades não podem ser negligenciados na hora de estudar para o Enem. Para isso, você deve acompanhar os acontecimentos do Brasil e do mundo, lendo e assistindo noticiários de fontes confiáveis.
Esses assuntos são cobrados na redação. Porém, as questões de Português, História, Geografia, Biologia e Matemática. Daí a necessidade de estar sempre atento aos fatos, independentemente do assunto.
Além de acompanhar as notícias, uma boa maneira de estudar é fazer simulados sobre atualidades. Listamos os 7 prováveis temas de atualidades que podem cair na prova do Enem 2023.
7 prováveis temas de atualidades Enem 2023:
1. Impactos Ambientais
A imprensa dedica, e com razão, muito espaço às discussões sobre os impactos ambientais. Dentro desse espectro, dois tópicos são bem frequentes: o desmatamento da Amazônia e as mudanças climáticas.
Sobre o desmatamento, você precisa estar a par da situação do Brasil e as atitudes que o país adotou (ou pretende adotar) para reverter esse cenário.
Em relação às mudanças climáticas, as chuvas intensas e deslizamentos de terra em Bertioga (SP) em 2023 e em Petrópolis (RJ) em 2022 devem ser estudados.
2. Povos originários
A luta dos povos yanomami contra o avanço do garimpo ilegal, gerador de desmatamento, violência e doenças e a questão do marco temporário também podem ser encontrados nas questões.
3. Manutenção da democracia
Entender o conceito de democracia e conhecer conflitos causados por grupos contrários a ela não pode ser ignorado. O ataque de 8 de janeiro promovido por bolsonaristas inconformados com o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e o golpe militar no Níger, estão na lista de atualidades com potencial para a prova do Enem 2023.
4. Guerra na Ucrânia
As origens e desdobramentos do conflito não bastam. Caso seja cobrado, as influências da guerra na Ucrânia na economia brasileira também precisa estar bem resolvido na vida do estudante.
5. Inteligência Artificial
O uso da inteligência artificial é uma realidade em vários setores. Na área de produção de conteúdo, a ferramenta, se utilizada com responsabilidade, pode ajudar na criação de textos.
Mas, nas artes, o uso para fazer cantores que já morreram “voltarem à vida” rendem debates acalorados sobre se é ético usar a voz de uma pessoa que não está mais aqui para fazer valer sua vontade.
6. Violência escolar
Infelizmente nos deparamos com notícias sobre violência escolar. Casos de alunos que agridem verbal e fisicamente, resultando em morte, são frequentes no Brasil e no exterior. Por isso, questões ou redação cobrando uma reflexão sobre o que está por trás disso e suas possíveis soluções não estão descartadas.
7. Guerra Israel x Hamas
Iniciado há pouco mais de 15 dias, o ataque do grupo extremista Hamas matou mais de 4 mil pessoas em Israel. O conflito chama atenção, porque o país possui um dos melhores sistemas de defesa.
A comunidade internacional vem trabalhando intensamente para dar fim à guerra e por ser um dos temas mais vistos nas emissoras de TV, rádio e na internet, a guerra Israel x Hamas pode ser uma surpresa.
O que estudar para o Enem 2023?
Agora que você já sabe quais são os prováveis temas de atualidade, confira nossa lista do que pode cair na prova, organizado por área do conhecimento:
1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
a) Língua Portuguesa, gramática e língua estrangeira: figuras de linguagem, funções da linguagem, variação linguística, interpretação textual, tipos e gêneros textuais, linguagem não verbal, semântica, interpretação de textos jornalísticos e publicitários, inglês ou espanhol;
b) Literatura: literatura medieval, trovadorismo, renascentismo, barroco, arcadismo, romantismo, pré-modernismo, modernismo, 1ª e 2ª fase do modernismo português, poesia, poema e prosa.
2. Ciências Humanas e suas Tecnologias
a) Geografia: cartografia e leitura de mapas, climas do Brasil e do mundo, acordo de Paris e conferências ambientais, aquecimento global, efeito estufa, bacias hidrográficas, escassez de água, biomas brasileiros e do mundo, fontes de energia, matriz de transporte, geografia urbana, globalização, crescimento da China, blocos econômicos, setores da economia brasileira, questão agrária, conferência de Berlim e neocolonialismo na África;
b) História: civilização romana e grega, feudalismo, absolutismo, revolução francesa e russa, revolução industrial, origem do capitalismo, revolução russa, comunismo, regimes totalitários, 2ª guerra, guerra fria, expansão marítima, Brasil colônia e escravidão, formação de Israel e Questão Palestina, Brasil República, independência do Brasil, Era Vargas, Ditadura Militar;
c) Filosofia: filosofia clássica e pré-socráticos, Sócrates e legado, Platão e Aristóteles, filósofos medievais, renascimento, Descartes e Bacon, iluminismo;
d) Sociologia: Auguste Comte e positivismo, Bauman, Foucault, cultura material e imaterial, patrimônio histórico cultural, movimentos sociais, sociologia do trabalho, internet e redes sociais.
3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
a) Química: ligações químicas, química inorgânica, forças intermoleculares, funções orgânicas e reações orgânicas, soluções, cinética química, equilíbrio químico, termoquímica, pH e pOH, química ambiental, isomeria plana, separação de misturas;
b) Biologia: biologia celular, células procariontes e eucariontes, fisiologia humana, células tronco e clonagem, DNA e RNA, grupos sanguíneos, 1ª Lei de Mendel e 2ª Lei de Mendel, imunologia, soros e vacinas, evolução e seleção natural, vertebrados, poluição, ecologia, vírus, bactérias e fungos;
c) Física: movimento uniforme e movimento uniformemente variado, cinética, Leis de Newton, energia e trabalho, aceleração, aceleração escalar, aceleração da gravidade, termodinâmica, calorimetria, acústica, eletrostática, força magnética, refração e lentes.
4. Matemática e suas Tecnologias
Regra de três, porcentagem, leitura de gráficos, plano cartesiano, unidades de medida, funções e equações de 1º e 2º graus, equação exponencial e função exponencial, inequações de 2º grau, análise combinatória, probabilidade, circunferências, funções trigonométricas, área de sólidos, volume de cone, geometria analítica, razões trigonométricas.
Cronograma das provas do Enem
Os horários das provas seguirá o horário de Brasília, conforme descrição abaixo:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término da prova: 19h (1º dia) e 18h30 (2º dia).
Deixe seu comentário
Mais notícias de Provas...
Enem 2024: Confira os 10 principais temas possíveis para ...
No Enem 2024, a redação se mantém como uma das fases mais essenciais da avaliação, e sua preparaç...
Ler notíciaQuando será a prova do Enem 2023? Veja como se inscrever
Provas do Enem 2023 acontecem no mês de novembro. As inscrições começam em 5 de junho e seguem at...
Ler notíciaQuando vai ser a prova do Enem 2023? O que estudar?
Fique por dentro dos dias de aplicação e os possíveis assuntos da prova do ENEM.
Ler notícia