Sisu 2023/2: Consultas de vagas já estão abertas

Por Letícia Cunha em Brasil, Inscrições, Sisu | 20/07/2023 14:35:32

Estudantes podem conferir as notas de cortes para concorrer a instituições públicas de ensino superior. Inscrições do Sisu começam na segunda-feira, dia 19 de junho.



O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta quinta-feira, 15 de junho, a consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao segundo semestre de 2023 (Sisu 2023/2). O Sisu é um programa de ingresso para universidades e instituições públicas de ensino superior.

A verificação das vagas está disponível no site oficial do Sisu, onde é possível pesquisar por curso, município, instituição e turno.

A lista de consulta serve para que os participantes possam se preparar e certificar a concorrência dos cursos de preferência. Isso porque as inscrições só começam semana que vem, dia 19 até dia 22, às 23h59. Confira o cronograma:

Cronograma Sisu 2023/2

Inscrições: 19 até as 23h59 de 22 de junho, pelo portal eletrônico do Sisu com o login e senha fornecidos no momento de inscrição do Enem de 2022.

O candidato pode se inscrever no programa em até duas opções se curso, que podem ser alteradas até o último dia de inscrição - bem como cancelar a inscrição. O participante deve especificar a modalidade de concorrência e a ordem de preferência.

Atenção: fique atento às notas parciais divulgadas diariamente e certifique-se das opções escolhidas até terminar o prazo de inscrições, pois as notas de corte costumam sofrer mudanças.

Resultado: 27 de junho.

A partir do dia 27, terça-feira, o estudante deverá ficar de olho na chamada regular no site do Sisu, e nas instituições para quais se aplicou.

Matrículas: 29 de junho a 4 de julho.

O candidato aprovado deverá realizar a matrícula durante data determinada para instituição para qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular. É de responsabilidade, também, do aluno observar os dias, horários e locais de atendimentos da instituição em seu edital próprio.

Manifestação de lista de espera: 27 de julho a 4 de junho.

Para quem não foi aprovado em nenhuma das opções de curso, há a opção da lista de espera. A manifestação de interesse pode acontecer a partir do dia 27 de junho, no site do Sisu, e deverá ser em um dos cursos que optou.

A lista de espera é apenas para os candidatos que não foram selecionados, ou seja, candidatos aprovados não poderão participar. É recomendado que só se inscreva nos cursos que realmente deseja.

A instituição pode chamar até o limite de ofertas das vagas, e pode fazer chamadas até suprir esse número. Ou seja, o número de chamadas é de responsabilidade da universidade.

Classificação Sisu 2023/2

O critério de classificação do Sistema segue na seguinte ordem:

1 - maior nota na redação;

2 - maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

3 - maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

4 - maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e

5 - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Em caso de notas iguais, os candidatos serão convocados e o desempate ocorrerá no momento da matrícula, por meio da comprovação da renda familiar do participante na instituição escolhida.

As notas de corte variam conforme o curso e universidade de escolha. Lembrando que nota de corte é a menor nota para que o candidato se classifique dentro do número de vagas ofertadas no curso e instituição de escolha, porém não é nenhuma garantia de seleção.

O estudante será selecionado em apenas uma opção, sendo exclusivamente a primeira, caso tenha obtido nota suficiente para classificação, ou a segunda, caso não tenha sido selecionado na primeira opção, mas obtido nota suficiente para a outra.

Requisitos Sisu 2023/2

Podem se inscrever no Programa participantes da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiraram uma nota maior que zero na redação.

Quem se inscreveu na condição de treineiro também não pode participar, mesmo que a nota esteja acima da média de corte.

Quem se inscreveu na condição de treineiro também não pode participar, mesmo que a nota esteja acima da média de corte
Quem se inscreveu na condição de treineiro também não pode participar, mesmo que a nota esteja acima da média de corte
Foto de perfil Letícia Cunha
Jornalista, apaixonada por escrever. Escreve sobre diversos assuntos em blogs e sobre notícias de concursos aqui.

Mais notícias de Inscrições...

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.