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Q25056 | Sociologia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, Ensino Médio

Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 06/01/2025 20:29:10🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, tem como objetivo oferecer uma resposta na área da educação às demandas da população afrodescendente, através de políticas de ações afirmativas.

Nesse contexto, a orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública que associa o princípio da inclusão social a práticas de valorização identitária. Ou seja, busca-se promover a valorização das identidades étnico-raciais, formando cidadãos orgulhosos de sua origem e pertencimento, para que possam contribuir de forma ativa na construção de uma sociedade democrática e igualitária.