
Por Marcos de Castro em 06/01/2025 20:48:36🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
O trecho apresenta algumas ideias que os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Vamos analisar as afirmativas:
a) Os incas admiraram-se com a leitura dos citados “panos brancos”, por não possuírem um sistema de escrita. Seus poemas narrativos, orações e estórias eram transmitidos oralmente de geração a geração.
- Correto. Os incas não possuíam um sistema de escrita, e a presença dos "panos brancos" que pareciam falar entre si era algo admirável para eles.
b) Os incas acreditavam que comer em objetos de prata e usar trajes que não expressassem as sólidas hierarquias sociais eram atitudes consideradas ofensivas aos deuses; o uso da barba era, pelo mesmo motivo, proibido entre eles.
- Incorreto. Os incas não viam o uso de objetos de prata ou trajes diferentes como ofensivos aos deuses. Além disso, não havia proibição do uso de barba entre eles.
c) Os homens a cavalo pareceram inicialmente à população indígena pessoas disformes e monstruosas, de duas cabeças mas um só corpo, uma vez que esses animais velozes e de grande porte eram totalmente desconhecidos no altiplano.
- Correto. A presença de homens montados em animais grandes e desconhecidos para os incas causava estranheza e os fazia parecerem seres disformes.
d) Como acontecera com os astecas, a chegada dos homens brancos foi num primeiro momento vista pelos incas como o retorno dos deuses, de Viracocha e seus filhos. Antigos presságios, nas duas culturas, já anunciavam essa possibilidade.
- Correto. Assim como os astecas, os incas também associaram a chegada dos espanhóis a uma possível volta dos deuses, como Viracocha.
e) As armas de fogo, tal como as montarias, não só assustavam facilmente a população camponesa; eram expressão de uma incomparável superioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.
- Correto. As armas de fogo e as montarias representavam uma superioridade militar e técnica desconhecida pelos incas, o que os assustava e impressionava.
Portanto, a afirmativa incorreta é a letra b).
O trecho apresenta algumas ideias que os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Vamos analisar as afirmativas:
a) Os incas admiraram-se com a leitura dos citados “panos brancos”, por não possuírem um sistema de escrita. Seus poemas narrativos, orações e estórias eram transmitidos oralmente de geração a geração.
- Correto. Os incas não possuíam um sistema de escrita, e a presença dos "panos brancos" que pareciam falar entre si era algo admirável para eles.
b) Os incas acreditavam que comer em objetos de prata e usar trajes que não expressassem as sólidas hierarquias sociais eram atitudes consideradas ofensivas aos deuses; o uso da barba era, pelo mesmo motivo, proibido entre eles.
- Incorreto. Os incas não viam o uso de objetos de prata ou trajes diferentes como ofensivos aos deuses. Além disso, não havia proibição do uso de barba entre eles.
c) Os homens a cavalo pareceram inicialmente à população indígena pessoas disformes e monstruosas, de duas cabeças mas um só corpo, uma vez que esses animais velozes e de grande porte eram totalmente desconhecidos no altiplano.
- Correto. A presença de homens montados em animais grandes e desconhecidos para os incas causava estranheza e os fazia parecerem seres disformes.
d) Como acontecera com os astecas, a chegada dos homens brancos foi num primeiro momento vista pelos incas como o retorno dos deuses, de Viracocha e seus filhos. Antigos presságios, nas duas culturas, já anunciavam essa possibilidade.
- Correto. Assim como os astecas, os incas também associaram a chegada dos espanhóis a uma possível volta dos deuses, como Viracocha.
e) As armas de fogo, tal como as montarias, não só assustavam facilmente a população camponesa; eram expressão de uma incomparável superioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.
- Correto. As armas de fogo e as montarias representavam uma superioridade militar e técnica desconhecida pelos incas, o que os assustava e impressionava.
Portanto, a afirmativa incorreta é a letra b).