“Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim, não sai”.
Lançado em 1958 no Brasil, o 78 rpm “Chega de Saudade” tornou-se um disco/manifesto do estilo que viria a consagrar-se com o nome de Bossa Nova, reunindo três dos maiores expoentes do movimento: Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto.
A respeito desse movimento musical e do contexto histórico do seu lançamento e difusão, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Voltada para o grande consumo do mercado discográfico, a Bossa Nova reforçava o
nacionalismo, incorporando ritmos do autêntico samba de morro e passando a ser cultivada pelos segmentos mais populares do Rio de Janeiro.
b) Preocupada em marcar sua oposição ao universo dos bares e das sarjetas em que se
refugiavam os amantes traídos, a Bossa Nova introduziu novos temas na canção popular brasileira, cantando as praias, as mulheres e a alegria de viver, em músicas como
Corcovado, O barquinho e Garota de Ipanema.
c) A Bossa Nova seria percebida como música alienada por diversos intelectuais e artistas
que, como os integrantes do Teatro de Arena e do Cinema Novo, defendiam a utilização
das artes e da música como instrumentos de conscientização popular, o que resultou
mais tarde na incorporação do ritmo bossa-novista por alguns músicos às canções de
protesto.
d) A Bossa Nova tornou-se símbolo dos novos tempos, os “anos dourados”, entre o final
dos anos 50 e início da década de 60, marcados pelo clima de euforia, otimismo e de
modernidade proporcionada pela produção de automóveis e pela construção de Brasília.
e) Nenhuma das alternativas acima.