
Por Marcos de Castro em 06/01/2025 20:48:20🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)
Nesse trecho de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, podemos observar a relação entre as classes sociais e a questão do trabalho. Brás Cubas, ao dar uma esmola a Quincas Borba, sugere a diferença de condições financeiras entre eles. Enquanto Brás Cubas é rico e não precisa trabalhar, Quincas Borba, ao expressar que não quer trabalhar, revela sua condição de pobreza e dependência de esmolas.
O narrador, que é Brás Cubas, valoriza o trabalho ao sugerir que Quincas poderia ter mais dinheiro se trabalhasse. No entanto, a atitude de Quincas em recusar o trabalho demonstra a complexidade das relações sociais e econômicas da época, evidenciando as diferentes posições de classe social das personagens machadianas. Assim, o trecho sugere as disparidades sociais e econômicas existentes na sociedade retratada por Machado de Assis.
Nesse trecho de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, podemos observar a relação entre as classes sociais e a questão do trabalho. Brás Cubas, ao dar uma esmola a Quincas Borba, sugere a diferença de condições financeiras entre eles. Enquanto Brás Cubas é rico e não precisa trabalhar, Quincas Borba, ao expressar que não quer trabalhar, revela sua condição de pobreza e dependência de esmolas.
O narrador, que é Brás Cubas, valoriza o trabalho ao sugerir que Quincas poderia ter mais dinheiro se trabalhasse. No entanto, a atitude de Quincas em recusar o trabalho demonstra a complexidade das relações sociais e econômicas da época, evidenciando as diferentes posições de classe social das personagens machadianas. Assim, o trecho sugere as disparidades sociais e econômicas existentes na sociedade retratada por Machado de Assis.