Questões Português Interpretação de Textos

O fragmento de texto remete a uma ideia comum aos filósofos pré-socráticos: evitar expl...

Responda: O fragmento de texto remete a uma ideia comum aos filósofos pré-socráticos: evitar explicações que relacionassem os fenômenos naturais às vontades de deuses.


Q595360 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
Esta ordem do mundo não a criou nenhum dos deuses, nem dos homens, mas sempre existiu e existe e há de existir: fogo sempre vivo, que se acende com medida e com medida se extingue.
Heráclito. Fragmento 30. In: Geoffrey Kirk et al. Os filósofos pré-socráticos. Trad. Carlos A. L. Fonseca. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2010, p. 205 (com adaptações).
Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, que afirmava que o fogo seria o princípio de todas as coisas, julgue o item a seguir.
O fragmento de texto remete a uma ideia comum aos filósofos pré-socráticos: evitar explicações que relacionassem os fenômenos naturais às vontades de deuses.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 06/01/2025 20:35:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O fragmento de texto apresentado, do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, de fato remete a uma ideia comum aos filósofos pré-socráticos, que buscavam explicar os fenômenos naturais por meio de princípios naturais e não necessariamente relacionados às vontades de deuses. Heráclito acreditava que o fogo seria o princípio de todas as coisas, representando a constante mudança e transformação que permeia o universo, em oposição à ideia de uma ordem estática e imutável. Portanto, a afirmação de que o fragmento remete a evitar explicações que relacionassem os fenômenos naturais às vontades de deuses está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.