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Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio

Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiável, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar o computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e outras alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.

COSCARELLI, C.V. Linguagem em (Dis)curso, n. 3, set.-dez. 2009.

A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 01/07/2023 10:48:23🎓 Equipe Gabarite
O texto diz que a internet não é algo negativo, mas que é preciso orientar as crianças quanto sua utilização, a fim de otimizar a aprendizagem, portanto, a alternativa D está correta.

Na questão de orientação ao uso da internet, o autor explica que é necessário verificar o que elas estão aprendendo e mostrar a elas outras ferramentas de pesquisa para complementar o uso da rede mundial de computadores.

Por fim, o autor reforça que o problema da internet não é o seu uso em si, mas a falta de equilíbrio na utilização. O texto termina com a mensagem de que é fundamental negociar o consumo e não proibir.