Entrar

Questão 670610: Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim ...

Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim Miguel, e ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Em “Dupin foi até o banheiro” (linha 1) e “teve a consi...



Texto associado.
Texto 3
1. Dupin foi até o banheiro, ficou alguns minutos, outros tantos na cozinha,
percorreu a sala, demorou-se diante de duas gravuras, uma de Goeldi, outra de
Carlos Scliar, antes de sentar depositou no canto da mesinha perto da janela o coco
da Bahia, repetindo “bom, bom”, perguntei “ quer outro?”, sorriu “não, vou noutra
5. cachacinha” “ quem sabe prefere uma caipirinha?” “caipirinha” “ é, é, cachaça,
limão, açúcar, pedrinha de gelo”, “vai estragar a cachaça” e sem interrupção: “esta
casa de madeira é um arremedo, não lhe parece, do apartamento?”, antes que
tivesse tempo de responder ouvi o ranger da porta se abrindo e, sem conseguir
identificá-las, quatro vozes “Boa noite!”, logo uma voz se destaca “com esta floresta
10. encobrindo a casa tanto pode ser boa manhã, bom dia, boa tarde, boa noite, bom
amanhecer; outra voz, a do comissário, indagou “Quem é este?” “É um amigo,
puxem cadeira, sentem. Espero que em pouco tempo os nós sejam desfeitos. Foi
bom vocês aceitarem, eu estava ficando desesperado, mandei toda a
documentação para alguém que admiro, August Dupin, mas nem ele conseguiu
15. desfazer os nós, teve a consideração de vir até aqui, e agora, com a presença de
vocês, vamos ver o que podemos fazer.”
Dupin foi sucinto: “Vou começar pela ordem dos documentos que recebi, com o Tu”.
MIGUEL, Salim. Nós. Florianópolis: Editora da UFSC. 2015,pp 70-71.
Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim Miguel, e ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Em “Dupin foi até o banheiro” (linha 1) e “teve a consideração de vir até aqui” (linha 15) a palavra destacada, nos períodos, estabelece relação de lugar na primeira oração, enquanto no segundo período de finalidade, embora, morfologicamente, seja preposição nos dois períodos.
( ) Nas estruturas gramaticais “e sem interrupção: “esta casa de madeira é um arremedo, não lhe parece, do apartamento” (linhas 6 e 7) as expressões destacadas são locuções adjetivas, e podem ser substituídas por ininterrupta e lígnea, sem alterar o sentido no Texto.
( ) A novela policial de Salim Miguel é entremeada por intertextualidade. O capítulo Ninguém se apresenta sem logicidade literária – conceitos, poemas, notícias, relatos de jornais, quebrando a linearidade da narrativa e, simultaneamente, interrompendo o ato investigatório.
( ) O sinal gráfico de aspas, pontuando o Texto, representa o diálogo entre as personagens, logo pode ser substituído por travessões, sem que haja alteração de sentido no diálogo.
( ) Na estrutura “diante de duas gravuras, uma de Goeldi, outra de Carlos Scliar” (linhas 2 e 3) as palavras destacadas remetem a uma característica marcante do autor – a intertextualidade.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Interpretação TextualEnsino Médio537
CraseEnsino Médio22
PontuaçãoEnsino Médio20
SintaxeEnsino Médio19
MorfologiaEnsino Médio14
Gêneros TextuaisEnsino Médio13
Funções da LinguagemEnsino Médio13
Estrutura e Formação das PalavrasEnsino Médio11
VerboEnsino Médio11
Tipos de TextoEnsino Médio10
Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Interpretação TextualEnsino Médio33
CraseEnsino Médio2
Funções da LinguagemEnsino Médio2
TextualidadeEnsino Médio1
NarratividadeEnsino Médio1
Variação LinguísticaEnsino Médio1
Análise da pessoa do espaço e do tempoEnsino Médio1
Estrutura e Formação das PalavrasEnsino Médio1
Classe de palavrasEnsino Médio1
Interpretação de TextosEnsino Médio1