Paulo Freire contribuiu muito para a educação brasileira, ele defendeu a ideia de que, na alfabetização, se deve investigar e trabalhar as “palavras-geradoras”; e, na pós-alfabetização, deve-se pesquisar e desenvolver o processo educacional com os “temas geradores”. Com base nos seus conhecimentos sobre Paulo Freire e a sua influência na educação brasileira, marque a alternativa INCORRETA .
a) Paulo Freire propõe a substituição da aula pelo que denominou “círculo de cultura” no qual, por meio de relações horizontalizadas, educadores e educandos aprendem mutuamente, discutindo palavras, temas ou contextos geradores de suas próprias culturas.
b) Para Paulo Freire, a educação bancária implica numa espécie de anestesia, inibindo o poder criador dos educandos. O autor afirma que a educação problematizadora é a melhor opção, pois possui caráter autenticamente reflexivo, e implica num constante ato de desvelamento da realidade.
c) Paulo Freire acreditava que toda relação humana se desenvolve sobre uma dimensão política, apreendida pela leitura de mundo, que, por sua vez, é a base da leitura da palavra.
d) Uma das contribuições importantes de Paulo Freire foi na Educação de jovens e adultos (EJA). O autor fez um trabalho em prol da “desinfantilização” da EJA, levando em conta a importância de se trabalhar temas e assuntos comuns a realidade dos estudantes.
e) Paulo Freire acreditava e defendia a “educação bancária”, como a melhor forma de educar as crianças, jovens e adultos. Nela o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico.