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A cultura da juventude é um dos fenômenos mais interessantes dos últimos quarenta an...

Responda: A cultura da juventude é um dos fenômenos mais interessantes dos últimos quarenta anos do século XX. A juventude passou a ser associada a duas ideias centrais da modernidade: primeiro, à ideia d...


A cultura da juventude é um dos fenômenos mais interessantes dos últimos quarenta anos do século XX. A juventude passou a ser associada a duas ideias centrais da modernidade: primeiro, à ideia de que representava a novidade; segundo, à ideia de que a novidade era melhor do que aquilo que até então havia sido experimentado. A partir do final dos anos de 1960, é formada toda uma cultura jovem urbana, que compartilhava valores, formas de se vestir, práticas de lazer e gostos. Esse fenômeno está diretamente associado à expansão da indústria cultural de massas, com a hegemonia esmagadora do American Way of Life e o poderio econômico, político e cultural dos EUA no pós-guerra. São exemplos dessa nova cultura jovem nas sociedades urbanas Ocidentais da década de 1960:

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 10/10/2024 12:53:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa D
A calça jeans e o rock são dois exemplos da cultura jovem nas sociedades urbanas Ocidentais da década de 60 pelos seguintes motivos:
Jeans: a peça que surgiu como a opção de roupa resistente para os trabalhadores de minas foi apropriada pelos jovens e tornou-se símbolo da busca de autenticidade e ruptura com normas de vestimentas conservadoras. Os movimentos hippie e beatnik (grupo de escritores e artistas que rompiam com normas sociais e culturais da época) viram no jeans como o símbolo de um estilo de vida descontraído de pessoas que buscavam encontrar e viver conforme sua verdadeira identidade.

Rock’n’roll: tornou-se a trilha sonora da juventude e promoveu os conceitos de resistência e inovação. As músicas de artistas como Elvis Presley, Beatles e Bob Dylan abordavam temas como amor, liberdade de expressão e protesto, influenciando a música, moda, comportamentos e valores.
Juntos, o jeans e o rock refletiam a rejeição às tradições, a busca por novas formas de expressão e a valorização da individualidade e criatividade. Vendo este potencial, a indústria cultural promoveu o jeans e o rock, incluindo-os na publicidade, algo que ajudou a disseminar esses elementos entre os jovens e contribuindo para a solidificação de uma identidade coletiva.