Questões História do Brasil Inconfidência Mineira

(IFF - 2016 - IFF - Vestibular - Primeiro Semestre - Adaptado) Leia o texto:...

Responda: (IFF - 2016 - IFF - Vestibular - Primeiro Semestre - Adaptado) Leia o texto: “A tentativa de transformar Tiradentes em herói nacional, adequado a todos os gostos, não eliminou to...


Q672710 | História do Brasil, Inconfidência Mineira, ENEM

(IFF - 2016 - IFF - Vestibular - Primeiro Semestre - Adaptado)

Leia o texto:

“A tentativa de transformar Tiradentes em herói nacional, adequado a todos os gostos, não eliminou totalmente a ambiguidade do símbolo. O governo republicano tentou dele se apropriar, declarando o 21 de abril feriado nacional e, em 1926, construindo a estátua em frente ao prédio da Câmara. Os governos militares recentes foram mais longe. [Uma] lei de 1965 declarou Tiradentes patrono cívico da nação brasileira e mandou colocar retratos seus em todas as repartições públicas. Durante o Estado Novo foram representadas peças de teatro, com apoio oficial, exaltando a figura do herói”

CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 71.

Assinale a alternativa que justifica corretamente a utilização da figura de Tiradentes como herói nacional.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 23:22:45🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A figura de Tiradentes como herói nacional foi justificada pela dificuldade em encontrar um nome entre os militares ou republicanos históricos para a construção de uma figura mítica que incorporasse os valores da República implantada em 1889. Optou-se, então, pela figura de Tiradentes, um mártir republicano que defendeu a independência de Minas Gerais, sendo condenado à forca pela mesma família real que governava o Brasil até aquele momento. Essa escolha foi feita para simbolizar a luta pela independência e os ideais republicanos, tornando Tiradentes um ícone nacional.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.