(UEA) Os projetos da vila Maser, uma das mais belas da Itália no século XVI, são de Palladio, e os afrescos, de Veronese. A vila realiza, em todo o seu esplendor, a ideia de ordem segundo o grande arquiteto humanista, Palladio, para quem “a beleza resulta da forma e da correspondência entre o todo e as partes, e entre as partes entre si, e entre as partes e o todo, de forma que o edifício deve aparecer como um corpo inteiro e bem definido no qual cada membro convém aos outros e onde todos os membros são necessários às suas funções”.
(Lucette Valensi. Venise et la Sublime Porte, 1987. Adaptado.)
Palladio e Veronese são artistas do Renascimento italiano do século XVI.
A arquitetura de Palladio confere forma
a) À noção da estética clássica, segundo a qual a beleza nasce das relações proporcionais de objetos compostos.
b) À estética barroca, segundo a qual a beleza é intuitivamente produzida pelos artistas de gênio.
c) À reflexão aristotélica sobre arte, segundo a qual as artes devem se afastar do mundo natural.
d) À noção dialética, segundo a qual a beleza resplandece por contraste ao lado de figuras medonhas.
e) À concepção de uma ontologia artística, segundo a qual os artistas inspirados pelos deuses adornam o universo.