Entrar

Questão 673286: (UDESC 2016/2) De acordo com Ernesto Laclau, o desenvo...

(UDESC 2016/2) De acordo com Ernesto Laclau, o desenvolvimento de movimentos orientados por questões identitárias, chamados de "novos movimentos sociais", possibilitou a criação e a politização ...



(UDESC 2016/2) De acordo com Ernesto Laclau, o desenvolvimento de movimentos orientados por questões identitárias, chamados de "novos movimentos sociais", possibilitou a criação e a politização de espaços alternativos de luta. Pode-se compreender, desta maneira, a importância das mobilizações ocorridas em junho de 1969, quando membros da comunidade LGBT norte-americana manifestaram-se publicamente contra a violência policial utilizada em uma invasão ao bar Stonewall Inn, em Nova York.

A respeito dos movimentos sociais que emergiram com especial representatividade, a partir dos anos 1960, analise as proposições.

I. Dentre os movimentos sociais ativos ao longo dos anos 1960 podem-se citar: o movimento por direitos civis das populações negras nos Estados Unidos, os movimentos chamados de contracultura, o movimento feminista e as manifestações contra a Guerra do Vietnã.

II. A emergência dos chamados movimentos LGBT ocorreram apenas em 1980, nos Estados Unidos da América, por meio das Pride Parades. Não há, dessa maneira, relação possível com as reivindicações dos movimentos feministas, originários da Europa, em meados da década de 60.

III. A violência e a brutalidade das invasões policiais em Stonewall Inn, que inviabilizaram qualquer forma de manifestação ou reivindicação por direitos civis e igualdade de gênero nos Estados Unidos da América, tiveram repercussões no Brasil. Eis porque a aprovação da lei Maria da Penha, em 2006, foi a primeira conquista efetiva do movimento feminista no Brasil.

IV. Os anos de 1960 e 1970, no Brasil, foram marcados pela ascensão de inúmeros movimentos sociais. Logo os movimentos populares de base e o movimento trabalhista, atuando com pleno subsídio dos governos militares, foram exemplos bastante representativos.

V. No que diz respeito às reivindicações do movimento negro, do movimento feminista e do movimento LGBT no Brasil, é importante ressaltar que a promoção do bem comum, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação estão previstas na Constituição Brasileira de 1988.

Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Sociologia da EducaçãoEnsino Médio10
Sociologia ContemporâneaEnsino Médio10
Teorias Sociológicas ClássicasEnsino Médio10
Identidade e DiversidadeEnsino Médio10
Economia e SociedadeEnsino Médio10
Divisão social do trabalhoEnsino Médio10
CapitalismoEnsino Médio10
Cultura e SociedadeEnsino Médio10
Cultura e EducaçãoEnsino Médio10
Movimentos SociaisEnsino Médio10
Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Sociologia ContemporâneaEnsino Médio1
Teorias Sociológicas ClássicasEnsino Médio1
Identidade e DiversidadeEnsino Médio1
CapitalismoEnsino Médio1
Cultura e SociedadeEnsino Médio1
CidadaniaEnsino Médio1
Estratificação Social e DesigualdadeEnsino Médio1
Sociologia da EducaçãoEnsino Médio1
Economia e SociedadeEnsino Médio1
Divisão social do trabalhoEnsino Médio1