“As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). Não se trata de um discurso linear sobre objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos. Antes, a forma artística é uma combinação de imagens que são objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos, ordenados pela objetividade da matéria articulada à lógica do imaginário.” (PCN de Artes, 1998, p.32)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte falam sobre o conhecimento artístico como produção e fruição, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
a) A obra de arte pode significar coisas diferentes, resultantes apenas da experiência do artista. Além da objetividade da obra, revelada em forma de alegoria, de formulação crítica, de identificação ideológica, de elaboração poética ela não ganha outros significados no contato com cada espectador.
b) Diante de uma obra de arte, o espectador pode realizar interpretações que têm tanto a dimensão subjetiva como a objetiva. Porém, a experiência do apreciador não é relevante para a significação da obra de arte.
c) O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos, transformando-os, porém, não deve criar novas realidades. Ele pode fazer uma árvore azul, o céu verde, aludir com sons à ideia de uma catedral. A arte representa ou apenas reflete a realidade.
d) Diante de uma obra de arte, intuição, raciocínio e imaginação atuam tanto no artista como no espectador. A experiência da percepção rege o processo de conhecimento da arte, ou seja, a compreensão estética e artística. O processo de conhecimento advém, então, de significações que partem da percepção das qualidades de linhas, texturas, cores, sons, movimentos, temas, assuntos, apresentados e/ou construídos na relação entre obra e receptor.