Roberto Conduru, no livro Arte afro-brasileira, fez as seguintes indagações: o que é arte afro-brasileira? É a arte produzida pelos africanos trazidos ao Brasil, entre os séculos XVI e XIX, para serem escravizados? É a produção artística de seus descendentes, escravos ou livres, independentemente do tema? A identidade é determinada por quem faz, pela autoria? Ou é afro-brasileira toda arte na qual a negritude esteja representada, seja ela feita por africanos e afro-descendentes no Brasil, ou não? O fator determinante é a temática?
Internet: (com adaptações).
A partir dos questionamentos elencados no texto anterior, assinale a opção correta.
a) A história da arte afro-brasileira mostra que, na sua origem, ela tem uma pluralidade de expressões provenientes dos vários grupos de africanos trazidos para o Brasil e dialoga, ainda, com a arte de origem portuguesa.
b) A expressão arte afro-brasileira hoje indica um estilo ou um movimento artístico produzido apenas por afrodescendentes brasileiros ou deles representativo.
c) A avaliação da questão do surgimento de uma arte dita negra ou afro-brasileira depende do estudo da Europa, de sua arte e de sua história relacionada à exportação de artífices que desenvolveram novos modelos influenciados, em algum nível, por sua própria base materna.
d) O que atualmente se denomina arte afro-brasileira tem relação com os maracatus, com o barroco, com a pura arte ritual.
e) As obras O Abaporu e A negra, de Tarsila do Amaral, são exemplos marcantes da arte afro-brasileira.