“A partir da década de 1990, o intercâmbio entre artistas plásticos e a afro-brasilidade viria a ganhar um novo ímpeto, paralelamente a uma nova vaga de aproximação às culturas africanas e afro-brasileiras em diversos campos culturais, particularmente no domínio da música popular (...) Trata-se de diálogos estabelecidos por artistas em determinadas obras específicas, baseadas nas suas experiências de múltiplas Áfricas heterogêneas – e, por vezes, esporádicas – presentes em várias cidades brasileiras dispersas pelo território brasileiro.” (CONDURU, Roberto. “Organizando o Atlântico e outros hiatos: ligações artísticas entre Brasil, África – e além”)
Com base na reflexão do autor, assinale a alternativa que delimita corretamente o campo da arte afro-brasileira.
a) Arte produzida unicamente por africanos enraizados no Brasil e afro-descendentes.
b) Arte mística, incorporada à religiosidade de matriz africana no Brasil, seus cultos e divindades.
c) Arte que tem como objeto o tema da etnicidade africana, da miscigenação e da diáspora africana.
d) Arte que problematiza esteticamente objetos e práticas vinculadas à cultura afro-brasileira.
e) Arte a serviço do Movimento Negro, que veicula questões raciais e valores da negritude.