Recentemente, tem-se ampliado a configuração inclusiva da concepção de arte afro-brasileira, evitando-se a ideia de raça, pautando-se menos em marcações étnicas e mais por valores culturais africanos misturados aos demais nas complexas dinâmicas sociais brasileiras. Ou seja, em conjunções de arte, Brasil e África para além de raça e etnia. A arte afro-brasileira, pode remeter à cor da pele de africanos e afrodescedentes, e, portanto, a fenótipos, mas para ressaltar como, com sua heterogeneidade inclusiva, essa vertente permite ver um rico negrume multicor.
CONDURU, R. Negrume multicor: arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo, 2011, v. 22, n. 2, p. 43. Adaptado.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que define corretamente a vertente artística afro-brasileira na perspectiva do autor citado.
a) Decorre do processo histórico que propiciou o encontro da cultura brasileira com a africana, a partir da diáspora do povo africano na condição de escravizado.
b) É produzida unicamente por afrodescendentes, com o objetivo de expressar a própria identidade singular e reivindicar maior visibilidade social.
c) Tematiza exclusivamente a negritude, tendo como objeto preferencial as questões raciais e aspectos ritualísticos do universo religioso africano.
d) Resgata a tradição milenar de esculpir em marfim e de entalhar máscaras, além de privilegia retratar temas que remetem ao passado e aos mitos africanos.