Questões História Reforma Protestante

(Esan-SP) – Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja...

Responda: (Esan-SP) – Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se...


Q673736 | História, Reforma Protestante, ENEM

(Esan-SP) – Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 20:39:31🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

No contexto apresentado, com a descrição dos abusos e contradições existentes na Igreja Católica na Alemanha do século XVI, podemos identificar que o novo credo aceito foi sustentado por Martinho Lutero.

Martinho Lutero foi um monge agostiniano e professor de teologia alemão que desempenhou um papel fundamental na Reforma Protestante. Ele criticou veementemente os abusos e práticas da Igreja Católica da época, como a venda de indulgências, a corrupção do clero e a distância entre a doutrina pregada e a prática efetiva da igreja.

Lutero defendia a salvação pela fé, a autoridade das Escrituras e a liberdade religiosa. Suas ideias encontraram eco em muitas pessoas insatisfeitas com a situação da igreja na época, o que levou à disseminação do movimento protestante e à Reforma Protestante como um todo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.