(Universidade de Pernambuco) A Primeira Guerra Mundial tornava-se cada vez mais “real” para o Brasil, contribuindo para o crescimento de protestos contra a neutralidade brasileira – a favor do posicionamento pró-aliado –, e para o surgimento de movimentos de caráter nacionalista, como a Liga da Defesa Nacional, fundada em setembro de 1916. Apesar da pressão e dos sucessivos ataques a vapores brasileiros, o governo brasileiro permaneceu neutro até junho de 1917.
FAGUNDES, Luciana Peçanha. Música e guerra: impactos da Primeira Guerra Mundial no cenário musical carioca. Rev. Bras. Hist. [online]. 2017, vol.37, n.76, pp.23-44.
Sobre as artes no período retratado pelo texto, assinale a alternativa CORRETA.
a) Eram caracterizadas por forte influência austro-germânica, retirando do Brasil a força da tradição francófila.
b) Optaram por total neutralidade com o conflito para evitar censura por parte do Estado brasileiro que apoiava os alemães.
c) Proporcionaram ampla abertura para a música e cultura do leste da Europa, especialmente a Rússia e as obras de Stravinsky.
d) Refletiram repressão total à música alemã, levando o jovem músico Heitor Villa-Lobos a ser publicamente censurado em 1914, por apresentar a ópera de Wagner.
e) Foram marcadas por uma intensa politização, dificultando artistas, músicos e intelectuais a afirmarem neutralidade ou indiferença em relação ao conflito.