Leia o texto a seguir.
"O clipe de “Vai, malandra”, nova música da cantora carioca Anitta, foi lançado no YouTube na
segunda-feira, dia 18 de dezembro, às 11 horas. Em 24 horas, teve 14 milhões de visualizações –
foi o clipe brasileiro mais visto no dia em que foi lançado e o que ultrapassou a marca de 1 milhão
de curtidas mais rapidamente. No Spotify, plataforma de streaming de músicas, o funk alcançou,
na quarta-feira, dia 20, a 18ª posição da lista mundial de músicas mais tocadas. Foi a primeira
vez que um artista brasileiro ficou no top 20. Estatísticas e recordes que compõe a curva do efeito
Anitta em 2017.
A estética de “Vai, malandra” é toda celebração das comunidades cariocas. Anitta é da periferia,
de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio. Anitta do funk foi lançada pelo Furacão 2000 sete anos
atrás. Anitta é do rebolado, sempre usou seu talento de dançarina para promover seu trabalho
Vestibular 2018 - UFMS - Página 31 de 34
como cantora. Não surpreende que ela tenha escolhido honrar essas três características no
xeque-mate de sua estratégia de marketing. A cantora defende com afinco, dentro de suas
limitações, o feminismo, o poder das mulheres, a diversidade."
TAVARES, Flávia. Personagem do ano. Revista Época, n. 1018, 25-12-2017, p. 22.
O fenômeno musical Anitta apresenta em sua música funk temáticas bastante debatidas na
contemporaneidade. De acordo com o texto, as músicas da cantora brasileira podem ser
entendidas como:
a) uma porta-voz da luta pelo direito à terra, ao trabalho e à família brasileira.
b) uma interlocutora brasileira pelos direitos aos refugiados e aos imigrantes ilegais em países
em guerra.
c) a luta de classes emoldurada pelo funk, apresentada por meio da legitimação dos
trabalhadores ilegais do subúrbio carioca.
d) o grito da cultura pop pelo reconhecimento e pela demarcação das terras indígenas
brasileiras e o reconhecimento da história da população negra no Brasil.
e) uma apresentadora da cultura do subúrbio carioca e o reconhecimento da mulher na
sociedade.