Questões Literatura Escolas Literárias

Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antônio Candido, sobre a ficção...

Responda: Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antônio Candido, sobre a ficção brasileira a partir da década de 1960. O esforço do escritor atual e inverso. Ele deseja apagar as di...


Q680206 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antônio Candido, sobre a ficção brasileira a partir da década de 1960.
O esforço do escritor atual e inverso. Ele deseja apagar as distancias sociais, identificando-se com a matéria popular. Por isso usa a primeira pessoa como recurso para confundir autor e personagem, adotando uma espécie de discurso direto permanente e desconvencionalizado, que permite fusão maior que a do indireto livre. Esta abdicação estilística e um traço da maior importância na atual ficção brasileira. [ ... ] Este animo de experimentar e renovar talvez enfraqueça a ambição criadora, porque se concentra no pequeno fazer de cada texto. Daí o abandono dos grandes projetos de antanho. [ ... ] O ímpeto narrativo se atomiza e a unidade ideal acaba sendo o canto, a crônica, o sketch, que permitem manter a tensão difícil da violência, do insólito ou da visão fulgurante.
Considere as seguintes afirmações.
I - O autor procura justificar a tendência crescente de romances brasileiros narrados em primeira pessoa, que se verifica ate hoje. II - Os "grandes projetos" podem ser exemplificados em obras como o Cicio da cana-de-açúcar, de Jose Lins do Rego, como os Romances da Bahia, de Jorge Amado, como O tempo e o vento, de Erico Verissimo. III- O autor procura justificar a emergência de narrativas curtas no Brasil, coma o canto e a crônica.
Quais estão corretas?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.