Na Era da Globalização, a qual nos encontramos, o ensino traz novos desafios aos educadores. A Cartografia
e suas tecnologias vêm sendo empregadas de forma crescente no ensino público paulista, e esta integração
da cartografia e das geotecnologias à educação escolar contribui para que os alunos sejam capazes de melhor
entender as relações entre meio-ambiente e sociedade (no caso da Geografia). Para tanto, é necessário
difundir, popularizar e explorar essas geotecnologias no ensino básico, conforme sugere o INPE.
Zanilatto, R. C.; Leme, A. M.; Pancher, A. M.; Basotti, I. S. A cartografia e as geotecnologias como subsídio para o ensino de geografia: capacitação de professores de geografia da rede pública,
2017.
Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações:
I- A projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por
meio de paralelos e de meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica.
II- O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios se mantêm constantes de ano para ano.
III- Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são o resultado crescente da utilização conjunta de mapas
digitais, elaborados com base em imagens de satélite e o auxílio do Sistema de Posicionamento Global
(GPS) e de banco de dados georreferenciados.
IV- A cartografia temática limita o planejamento de intervenções no espaço geográfico porque restringe
compreender os fenômenos que o compõem.
V- Para facilitar a memorização dos signos (símbolos), principalmente nos mapas, podemos explorar a analogia
entre sua forma e o que eles representam.
As afirmações corretas são, apenas
a) II, III e IV.
b) III, IV e V.
c) I, IV e V.
d) II, III e V
e) I, III e V.