Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo
mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes
resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do
ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e
vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).
Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de
marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema
operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a
avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe
o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias,
respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da
produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente,
um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma
vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente
o gerente de marketing deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e
perda de eficiência para a produção.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.