O fenômeno da informação vem se desenvolvendo no ritmo do progresso tecnológico, com auxílio das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As TICs permitem que o ciclo da gestão de informação
ocorra de maneira mais eficaz, com considerável diminuição de tempo nas rotinas de processamento das
informações e com praticidade em seu armazenamento e compartilhamento.
BARBOZA, E. L. Gestão da informação nas organizações e a atuação do profissional da informação.
REBECIN , v.6, n. esp., p.91-101, 2019 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A cultura da qualidade organizacional deve envolver pessoas que visem a melhoria contínua dos
processos e atividades diárias por meio da sinergia entre elas, na troca de informações atualizadas
e no seu processamento e gestão tecnológica, em todos os níveis de atuação, para que a visão do
cliente seja impactada e, por conseguinte, isso aumente a lucratividade da organização.
PORQUE
II. A empresa, por meio de informações efetivas e atuais, realiza a tomada de decisão, considerando os
resultados e o alinhamento estratégico do negócio, demonstrando, assim, o atendimento aos
pré-requisitos culturais de qualidade organizacional mais significativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.