A postura do profissional de secretariado executivo, em sua atuação como líder e gestor, deve estimular
a motivação dos membros de sua equipe de trabalho. Nesse sentido, algumas teorias motivacionais da
área de Administração podem direcionar a atuação do profissional de secretariado na busca pela sinergia
de sua equipe.
VECCHIO, R. P. Comportamento Organizacional: conceitos básicos. São Paulo: Cengage Learning, 2008 (adaptado).
Sobre as teorias motivacionais, avalie as afirmações a seguir.
I. A Teoria da Equidade, de Adams, prega que a sensação de tratamento justo atua como desestímulo
para o empenho dos indivíduos no trabalho, uma vez que defende que todos devem receber
remuneração equivalente.
II. A Teoria das Necessidades, de McClelland, versa sobre as necessidades dos indivíduos e recebeu
destaque na literatura sobre comportamento organizacional; para o autor, os indivíduos possuem
necessidade de afirmação, segurança e conhecimentos.
III. A Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, propõe que existem, por um lado, fatores que geram
satisfação nos indivíduos (fatores motivadores) e, por outro, fatores que causam insatisfação aos
indivíduos (fatores de higiene).
IV. A Teoria da Expectativa, de Vroom, representa uma tentativa de explicação da motivação do
colaborador em termos da retribuição prevista; o modelo supõe que as pessoas tomam decisões
racionais com base na sua realidade econômica.
V. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, afirma que os indivíduos possuem necessidades
primárias e necessidades secundárias, quais sejam: necessidades fisiológicas, necessidades de
segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
É correto apenas o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.