Os pesquisadores da área do turismo devem atentar para as demandas emergentes de uma comunidade
e valer-se do auxílio das tecnologias da informação e comunicação para tornar os resultados de seu
trabalho mais acessíveis. A informação deve ser coletada, sistematizada e interpretada para que
haja o eficaz planejamento turístico por parte das organizações públicas e privadas, uma vez que,
por meio dela, pode-se obter conhecimento de forma rápida e precisa para a tomada de decisão e para
o planejamento nessa era digital.
A partir dessas informações, suponha que determinada equipe de pesquisa de mercado necessite obter,
de forma instantânea, informações referentes à oferta e à demanda turísticas.
Considerando essa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir.
I. Nesse caso, para obterem as informações de que necessitam, os pesquisadores poderão utilizar
ferramentas de pesquisa on-line para a aplicação de questionários que coletem informações em
tempo real e enviem dados diretamente para uma planilha, gerando análises ágeis e gráficos que
possam ser utilizados para a apresentação dos resultados.
II. As pesquisas on-line oriundas de dispositivos móveis são pouco confiáveis e, portanto, não devem
ser utilizadas nesse caso, haja vista a falta de segurança desses dispositivos, bem como a lentidão
no processamento ou a imprecisão dos dados neles coletados, o que dificulta a produção dos
relatórios finais.
III. Em pesquisas de mercado, como no caso apresentado, o uso de Quick Response Code (QR Code )
é uma alternativa válida para transferir para dispositivos móveis informações como, por exemplo,
questionários, localizações, instruções de utilização, cardápios e bilhetes eletrônicos.
IV. Não é recomendável, nessa situação, armazenar os dados da pesquisa em nuvens, porque, além
de não serem seguras e utilizarem um complexo mecanismo de backup , elas não permitem o
compartilhamento e o gerenciamento dos dados com outros usuários credenciados.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.