Muitos já se dedicaram a elaborar um relato dos
fatos que se cumpriram entre nós, conforme
nos foram transmitidos por aqueles que,
desde o início, foram testemunhas oculares e
servos da palavra. Eu mesmo investiguei tudo
cuidadosamente, desde o começo, e decidi
escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo
Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que
te foram ensinadas.
Lucas 1:1-4, Bíblia Sagrada: Nova Versão Internacional.
São Paulo: Editora Vida, 2000, p. 816.
O Evangelho Segundo São Lucas, de acordo a
tradição, teria sido escrito por esse personagem
do Novo Testamento, embora o livro seja anônimo.
Assim como os demais Evangelhos, o livro relata
parte da vida de Jesus de Nazaré, o Messias da
religião cristã.
A partir da reflexão apresentada e da análise
historiográfica das religiões e da teologia aplicadas
às origens dos Evangelhos Sinóticos (Mateus,
Marcos e Lucas), avalie as seguintes afirmações.
I. Para a história das fontes, os Evangelhos
Sinóticos foram escritos sem nenhuma
dependência entre si, cada escritor escreveu
a partir de suas memórias e experiências.
II. Segundo a história das formas, os relatos
sobre Jesus de Nazaré iniciaram-se por
intermédio da tradição oral e, como é
próprio dessa tradição, assumiram formas
padronizadas de transmissão conforme os
interesses do grupo — que, no caso dos
Evangelhos, era o dos primeiros seguidores
de Jesus.
III. A história da redação entende que os
escritores dos Evangelhos Sinóticos
exerceram com maior propriedade a função
de teólogos, e não de historiadores, pois
desenvolveram suas obras a partir das
demandas teológicas e pastorais próprias
das comunidades a que pertenciam.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.