TEXTO 1
Não podemos considerar como cientificamente estabelecida a teoria segundo a qual o homem negro
seria inferior ao homem branco, ou proveniente de um tronco diferente. Acrescentemos que seria fácil
demonstrar o absurdo de proposições tais como: "De acordo com as Sagradas Escrituras, a separação
das raças brancas e negras se prolongará no céu como na terra, e os nativos acolhidos no Reino dos
Céus serão encaminhados separadamente para certas casas do Pai". Ou ainda: “Somos o povo eleito,
observe a tonalidade das nossas peles; outros são negros ou amarelos por causa dos seus pecados".
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas . Tradução Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008 (adaptado).
TEXTO 2
Os negros que chegaram ao Brasil e foram violentamente transportados do continente africano para o
continente americano a fim de servir de mão de obra escrava foram colocados na base da pirâmide social.
A justificação para a escravidão era, fundamentalmente, baseada na superioridade de uma raça sobre
outra, na teoria segunda a qual uma raça existiria para dominar e outra para ser dominada. Seguindo essa
lógica, tudo que se relacionasse com o negro era ruim e inferior e tudo que tivesse relação com o branco
era melhor e superior. Trata-se do empobrecimento antropológico da raça negra, da qual é subtraída a
dignidade humana.
MANZATTO, A. Teologia e literatura : reflexão teológica a partir da antropologia contida nos romances de Jorge Amado.
São Paulo: Loyola, 1994, p. 164 (adaptado).
TEXTO 3
De acordo com a Bíblia Hebraica, a humanidade, homens e mulheres, foi criada à imagem e semelhança
de Deus (Gn 1.26). Conforme o relato da tradição religiosa hebraica, todas as etnias da terra descendem
de um casal, Adão e Eva (Gn 1.28), e Deus não faz acepção de pessoas (Dt 10.17). Na Escritura Cristã,
o Novo Testamento, é afirmado que Deus de um só sangue fez toda a geração dos homens (At 17.26) e
que, para Deus, não existe diferença entre raças (judeu e grego), entre condições sociais (escravo e livre)
nem entre homens e mulheres (Gl 3.28). Com base nos ensinamentos da Bíblia, os cristãos asseguram
que Deus não aprova, e, sim, condena toda e qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação.
A partir das abordagens realizadas nos textos, avalie as afirmações a seguir.
I. A visão judaico-cristã da criação do ser humano aponta para a igualdade étnica e racial de todas
as pessoas.
II. A escravidão pode ser justificada em situações em que haja necessidade de mão de obra para o
desenvolvimento econômico nacional.
III. O reconhecimento da depreciação histórica da “raça negra” deve estimular a criação de um
ambiente social de acolhimento, diálogo e oportunidade de convivência.
IV. A promoção de reuniões etnocêntricas para discussão e defesa dos direitos raciais devem ocorrer
em todo o território nacional, visando à luta pelo espaço social.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV