Questões Química Principais Funções Orgânicas Hidrocarbonetos Alcano

Leia o texto abaixo: Depois de identificada a...

Responda: Leia o texto abaixo: Depois de identificada a intolerância [à lactose] e sabendo a partir de que quantidade de laticínios o seu intestino reclama, é possív...


Q687154 | Química, Principais Funções Orgânicas Hidrocarbonetos Alcano, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Estudo conclui que compostos cancerígenos do churrasco fazem mal também a quem não come

Um novo estudo publicado na revista científica Environmental Science & Technology afirma que churrasco não faz mal só a quem come a carne. [...] há na fumaça quantidades significativas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). Esse tipo de substância tem ligação direta com diversos tipos de câncer. Sabe-se também que a carne assada em um churrasco, exposta à fumaça, tem quantidades altas de HPA por conta de uma reação química entre a gordura e a fumaça.

Conduzido por pesquisadores de duas universidades da China, Universidade de Jinan e Universidade de Pequim, o estudo trouxe informações importantes sobre como o HPA entra no organismo humano durante um churrasco.
Os pesquisadores colocaram 20 homens com idades entre 22 e 25 anos em um churrasco que durou cerca de 2 horas e meia.[...]

Com dados coletados da urina dos participantes antes e depois do evento, os cientistas concluíram o seguinte: [...] os que comeram a carne tiveram maior elevação nos níveis do agente cancerígeno HPA [...], a pele é a segunda rota de absorção do HPA, superando a inalação de fumaça.

Dessa forma, se uma pessoa participa de um churrasco e fica diretamente exposta à fumaça por meio de sua pele, ela está sujeita a absorver o preocupante HPA, mesmo sem comer a carne. [...].
(Estudo conclui que compostos cancerígenos do churrasco fazem mal também a quem não come. Publicado em 24 mai. 2018.
Disponível em: https://bit.ly/2nU7TcJ
Acesso em 22 ago. 2018, às 22h40)
Leia o texto abaixo:
Depois de identificada a intolerância [à lactose] e sabendo a partir de que quantidade de laticínios o seu intestino reclama, é possível lançar mão daquilo que os especialistas chamam de reposição enzimática com lactase exógena. Essa expressão quase perturbadora significa engolir cápsulas da enzima capaz de quebrar o tal açúcar no organismo. (Há algum comprimido ou sachê que ajude os intolerantes à lactose?. disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/ha-algum-comprimido-ou-sache-queajude-os-intolerantes-a-lactose/Acesso em: 24 Ago. 2018, às 11h50.)

Pessoas com intolerância à lactose podem consumir alimentos com esse dissacarídeo quando fazem reposição de lactase porque essa enzima:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.