Questões de Vestibular: Antiguidade Ocidental Gregos

Prepare-se para a prova com questões de Antiguidade Ocidental Gregos de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q688212 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a sociedade romana, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:

22 Q685666 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História 2° Fase, UECE, UECE CEV

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o Mali:


()abundante documentação escrita sobre o Império Mali.


( )poucos vestígios arqueológicos da civilização Mali.


( )Os relatos do viajante Ibn Battuta registram o Império Mali.


( )Os griots são fontes orais e ajudam a conhecer melhor a história Mali.


A sequência correta,de cima para baixo,é:

23 Q685425 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Direito, UEG, UEG

O processo de “queimação estomacal” pode ser aliviado com a ingestão de leite de magnésia. O suco gástrico estomacal possui pH em torno de 2. A adição do composto de magnésia irá levar o suco estomacal a um

24 Q681595 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

“[...]os banhos públicos eram uma verdadeira instituição na Roma antiga. Ruínas romanas espalhadas pela Europa guardam ainda hoje resquícios das termas, espécie embrionária de sauna. Por um período, havia banhos separados para homens e mulheres. Na época imperial, porém, surgiram os banhos mistos. [...] A prática era condenada. Segundo o Código de Justiniano, elaborado no século VI, bastava que uma mulher casada frequentasse as termas para que pudesse ser repudiada”.
BOLOGNE, Jean-Claude. A intimidade compartilhada. Revista História Viva, Ano III, N. 27, São Paulo: Duetto.
A partir do excerto acima, é correto afirmar que

25 Q678608 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Segundo Semestre, Esamc, Esamc

Leia o fragmento, extraído do famoso discurso do governante ateniense Péricles (494 a.C. – 429 a.C.) e reproduzido na obra de Tucídides, para os soldados da cidade antes de uma batalha da Guerra do Peloponeso, que opôs os aliados de Atenas aos de Esparta:
[...] quanto às cidades de nossa confederação, restituir-lhes-emos a independência se elas eram independentes quando concluímos a paz, e logo que os lacedemônios, de sua parte, concederem às suas cidades aliadas o direito de ser independentes de forma condizente não com os interesses dos lacedemônios, mas com os desejos de cada cidade isoladamente; quanto à arbitragem, estamos prontos a submeter-nos a ela de acordo com o tratado, e não tomaremos a iniciativa da guerra, mas nos defenderemos contra aqueles que o fizerem.
(TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UNB, 1987, p. 87-88.)
O texto aponta para a existência de ligas entre as cidades gregas, durante a Guerra do Peloponeso. Enquanto ocorriam os conflitos, Atenas vivia o auge de sua experiência democrática.
Assinale a alternativa na qual aparece a contradição entre teoria e prática dos atenienses no período retratado, associando ao mundo atual.

26 Q685025 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Vestibular, UNESP, VUNESP

A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos gloriosamente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado.


(François Hartog. Regimes de historicidade:

presentismo e experiências do tempo, 2015. Adaptado.)



O texto afirma que a obra de Homero

27 Q679448 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

As cidades fundadas pelos aqueus se incorporaram ao domínio exercido pelos habitantes da ilha de Creta, fato que deu origem à civilização

28 Q679450 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

A História de Roma pode ser compreendida tomando como base uma linha do tempo.

Esse tipo de análise leva em consideração

29 Q687142 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc

“Fingerprinting”, segundo o texto, é a maneira pela qual

30 Q687143 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc

Atente para o fragmento:
Onde exatamente começou a democracia? A maioria das pessoas responde: na cidade de Atenas, há muito tempo. Parece convincente, como se poderia esperar de uma resposta alimentada por um mito fundador com raízes profundas que retrocedem ao século XIX. [...] E aqui termina a lenda: ela reafirma como a coragem e o gênio fizeram Atenas ganhar a reputação de ser o lugar de nascimento da democracia, de ser responsável por dar asas a ela, libertando-a assim para voar através de calmarias e tempestades, a fim de entregar suas dádivas à posteridade, em todos os quatro cantos da Terra. [...] Seus inícios, nessa cidade, [...] ilustram uma verdade inconveniente: exceto em um número mínimo de casos, a democracia nunca foi construída democraticamente. (KEANE, John. Vida e morte da democracia. SP: 70/Almedina, 2010, p. 35-36.)

De acordo com o conteúdo do fragmento e com o processo de implantação do sistema democrático em Atenas, assinale a alternativa que mais bem representa o ponto de vista defendido pelo autor.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.