Questões de Vestibular: Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831

Prepare-se para a prova com questões de Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831 de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q684612 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

“Nas ruas de S. Petersburgo: Cossacos e mais forças do Czar matando e chicoteando homens, mulheres e crianças. Indignado, no auge do desespero, o povo gritava para os soldados: — Covardes! Eis a primeira victoria dos Grãos-Duques!” O “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1905, foi um evento no qual tropas imperiais reprimiram violentamente a população russa durante uma manifestação em prol da convocação de uma Assembleia Constituinte e implantação de melhores condições de trabalho. Tal acontecimento pode ser considerado um dos antecedentes que culminou na Revolução Russa, em 1917. Sobre esse episódio, é CORRETO afirmar que:

12 Q688427 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Geografia e História, UECE, UECE CEV

Atente para os excertos apresentados a seguir.

“(...) No Brasil atual, ainda se acredita que os amuletos estão associados a cultos afro-brasileiros, o que nem sempre é verdadeiro. Um caso clássico é o da figa. Vinculada a um passado escravista e, por isso, a uma origem africana, é um amuleto antiquíssimo, provavelmente da Europa mediterrânica, e que não teve só a função que hoje se conhece, de trazer sorte e proteger o usuário:(...) E mesmo vindo do Mediterrâneo, foi perfeitamente incorporado aos amuletos afro-brasileiros, evidenciando assim uma mistura de culturas”.

PAIVA, Eduardo França. Pequenos objetos, grandes

encantos. In: Revista Nossa História. Rio de Janeiro:

Biblioteca Nacional, ano 1, nº 10, agosto 2004. p.58-59


“(...) A abundância diversificada e o recrudescimento do devocionário privado no Brasil antigo explicam-se, antes de mais nada, pela multiplicidade dos estoques culturais presentes desde os primórdios da conquista e ocupação do novo mundo, onde centenas de etnias indígenas e africanas prestavam culto a panteões os mais diversos. Por se tratar de crenças e rituais condenados pelos donos do poder espiritual, tiveram de ocultar-se no recôndito das matas ou no secreto das casas”.

MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e

o calundu. in: História da vida privada no Brasil: Cotidiano

e vida privada na América portuguesa. São Paulo:

Companhia das Letras,1997, p.220.


A partir dos excertos acima, é correto afirmar que

13 Q688011 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

A comparação entre os trechos identifica uma proposta comum entre eles, que propicia a

14 Q688836 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segundo Dia, UFUMG, UFU-MG

Objeto de estudo da nova historiografia, a “(...) história da vida cotidiana e privada é a história de pequenos prazeres, dos detalhes quase invisíveis, dos dramas do banal, do insignificante, das coisas deixadas ‘de lado’.”
DEL PRIORI, Mary. História do cotidiano e da vida privada. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Esse fragmento de texto aborda a inovação do conhecimento histórico a partir da segunda metade do século XX, conhecida como Nova História. Desde então, novos sujeitos tornaram-se objetos da pesquisa histórica, observando-se o seu protagonismo em diferentes esferas sociais.
Com base nessa informação, é INCORRETO afirmar que compuseram o novo grupo de indivíduos estudados

15 Q682188 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS

Assim como no presente, no Brasil Imperial dois temas suscitaram muita discussão política: a Legislação Eleitoral e o sistema de votação.

Sobre esses temas, é correto o que se afirma em

16 Q688137 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

As duas classes fundamentais da sociedade capitalista definiram-se a partir da Revolução Industrial inglesa do final do século XVIII.

Foram elas,

17 Q686892 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“As transformações da economia mundial não pararam com o rompimento do sistema colonial. Na segunda metade do século XIX, a economia capitalista entrou num período de grande crescimento, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Esse crescimento refletiuse na ampliação do comércio mundial e no enorme acúmulo de capitais entre os empresários das grandes potências. Calcula-se que 80% do capital mundial concentrou-se em nações ricas, como Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos.” (COTRIM, Gilberto. História do Brasil e Geral. 3° Ed. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 300.)


Com base no texto e nos conhecimentos referentes à Revolução Industrial, é correto afirmar que os

18 Q686985 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP

O fim da influência dos Habsburgos na Europa e o início do declínio da Holanda como a maior potência marítima ocorreu após o seu término. Estamos nos referindo a

19 Q680075 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Técnico Subsequente, IFPE, IF PE

A Confederação do Equador de 1824 é um marco na luta social contra o absolutismo monárquico. Amplas camadas da população local participaram do conflito. Comerciantes, padres, militares, negros e pardos, e até senhores de engenho se envolveram no conflito que opôs setores da população pernambucana à Monarquia de D. Pedro I. Sobre os pensamentos que fundamentaram a luta dos revoltosos, é CORRETO afirmar que foram ideias

20 Q681650 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeira Fase, UECE, UECE CEV, 2021

A noite de 12 de novembro de 1823 ficou conhecida como a Noite da Agonia, marcada pela invasão, ordenada por D. Pedro I, do plenário da Assembleia Constituinte, provocando sua dissolução. No dia seguinte, o Imperador impôs medidas de vigilância sobre reuniões políticas e até prisão para quem se envolvesse em polêmicas públicas. Pouco mais de 4 meses depois, no dia 25 de março do ano seguinte, era outorgada a Constituição Política do Império do Brasil. Como consequência dessas atitudes de D. Pedro I,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.