Questões de Vestibular: Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889

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11 Q688539 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Leia o texto para responder à questão.
“No presente, o homem se faz através da posse da razão. Se as árvores e bestas selvagens crescem, os homens, creia-me, moldam-se. [...] A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se este ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus”. Erasmo de Rotterdam (1469-1536). In: ACKER, T.V. Renascimento e Humanismo. São Paulo: Atual, 1992. p.32-33.
O texto de Erasmo de Rotterdam expressa uma das principais características do movimento artístico e filosófico conhecido como Renascimento. Essa característica é o

12 Q680868 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

“Não podemos ver com bons olhos os selvagens vivendo ao seu lado livres e em pleno gozo dos seus direitos de homens, quando podiam tê-los por escravos [...]”
(Trecho de reportagem publicada no jornal Gazeta de Campinas (1871)
Disponível em: http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jor- nada/xvjornada/paper/viewPDFInterstitial/1388/1003 Acesso em: 29/05/2021
O trecho acima é parte de uma reportagem de um jornal da cidade de Campinas, repercutindo a aprovação da Lei do Ventre Livre em 1871. A posição do jornal e a própria aprovação da referida lei mostram que o processo de abolição da escravidão no Brasil foi

13 Q680136 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segunda Aplicação, ENEM, INEP

"Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. Lopez precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente não venceria nunca".
A Guerra do Paraguai teve consequências políticas importantes para o Brasil, pois

14 Q688548 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Leia o fragmento para responder à questão.
“[A burguesia] afogou os fervores sagrados da exaltação religiosa, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca (...) A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas como dignas e encaradas com piedoso respeito. Fez do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu do sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a meras relações monetárias.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2002, p. 42. Adaptado.)
O fragmento trata da burguesia europeia, que se consolidou como classe dominante no século XIX. As características da classe social burguesa apresentadas no fragmento remetem à

15 Q688819 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segundo Semestre, IFPE, IF PE

Leia o TEXTO 16 para responder à questão.


TEXTO 16


O Recife foi alçado à condição de vila após mais de uma década de tensões políticas entre comerciantes reinóis, desejosos de aceder ao poder local, e senhores de engenho da terra, ciosos de seus espaços de representação. A criação da nova vila por ordem régia de 19 de novembro de 1709, longe de resolver a questão, atiçou o conflito que se desdobrou em uma pequena guerra civil conhecida ao tempo como as “calamidades de Pernambuco” e, a partir do século XIX, como a “guerra dos mascates”. Apesar da resistência feroz da nobreza da terra, acabou prevalecendo o grupo de homens de negócio reinóis e a municipalidade recifense consolidou-se como órgão de poder local, superando a congênere quinhentista de Olinda.


SOUZA, George. Saciar para manter a ordem e o bem público: a Câmara Municipal do Recife e o problema do abastecimento da vila (século XVIII). Locus, Juiz de Fora/MG, v. 38, p. 103-120, 2014. p. 114. Disponível em: <https://locus.ufjf.emnuvens.com.br/locus/article/viewFile/2849/2168>. Acesso em: 15 maio 2018 (adaptado).


A narração do episódio ocorrido na Capitania de Pernambuco, contida no TEXTO 16, aborda, CORRETAMENTE,

16 Q684993 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Geografia e História, UECE, UECE CEV

O governo do Brasil foi conduzido por regentes entre 1831 e 1840. No que concerne a esse período, é correto afirmar que

17 Q687053 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

18 Q688088 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Internet na escola da inclusão

O uso da internet na escola é exigência da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional-cultural que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século XXI. Novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação.

SILVA, M. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 22 set. 2013.


Com o surgimento de novas tecnologias, as escolas das futuras gerações serão diferentes das atuais, sendo essa realidade uma preocupação de todos. No texto, argumenta-se que a escola deve

19 Q687355 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segundo Semestre, Univille, ACAFE

Sobre os ciclos reprodutivos presentes nos seres vivos, é correto afirmar, exceto:

20 Q689444 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Primeira Fase, USP, FUVEST

Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul‐africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela.

Esse acontecimento esportivo

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