Questões de Vestibular: Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889

Prepare-se para a prova com questões de Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889 de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q674357 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, PPL, ENEM, INEP

A Regência iria enfrentar uma série de rebeliões nas províncias, marcadas pela reação das elites locais contra o centralismo monárquico levado a efeito pelos interesses dos setores ligados ao café da Corte, como a Cabanagem, no Pará, a Balaiada, no Maranhão, e a Sabinada, na Bahia. Mas, de todas elas, a Revolução Farroupilha era aquela que mais preocuparia, não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata. PESAVENTO, S. J. Farrapos com a faca na bota. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
A característica regional que levou uma das revoltas citadas a ser mais preocupante para o governo central era a

22 Q674898 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Escravo fugido
No dia 8 de Outubro do anno proximo passado fugio da fazenda do Bom Retiro, propriedade do dr. Francisco Antonio de Araújo, o escravo José, pardo claro, de 22 annos de idade, estatura regular, cheio de corpo, com a falta de um dente na frente do lado superior, cabellos avermelhados, orelha roxa, falla macia, e andar vagaroso. Intitula-se forro, e quando fugio a primeira vez esteve contratado como camarada em uma fazenda em Capivary. Quem o aprehender e entregar ao seu senhor no Amparo, ou o recolher a cadêa em qualquer parte será bem gratificado, e protesta-se com todo o rigor da lei contra quem o ac outar. 15 - 13

Escravo fugido. Jornal Correio Paulistano, 13 de abril de 1879. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2019 (adaptado).

No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada?

23 Q678242 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Em se tratando da política interna do Brasil ao longo do Segundo Reinado (1840 – 1889), assinale C para as afirmativas corretas e I para as incorretas.
( ) Os dois grandes partidos do período, o Conservador e o Liberal, “governavam” ao lado do imperador D. Pedro II. ( ) Os dois partidos tinham grandes diferenças ideológicas e bases sociais completamente opostas. ( ) O Partido Liberal era representante do povo brasileiro e foi responsável direto por aprovar, no Parlamento, a Abolição da Escravidão. ( ) O Partido Conservador tinha maior força em São Paulo e Minas Gerais e defendia a bandeira do Federalismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

24 Q677733 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, PPL, ENEM, INEP

A expedição que alcançava a foz do Rio Mucuri era liderada por Teófilo Benedito Ottoni (1807-1869), empresário e político mineiro, que lá pretendia abrir um porto para ligar Minas ao mar. A localidade de Filadélfia era a materialização desse sonho. O nome escolhido era, ao mesmo tempo, uma homenagem à cidade símbolo da independência dos Estados Unidos e um manifesto de adesão a ideais igualitários. Essa filosofia também transparecia na relação com os índios, com os quais o político mineiro procurou negociar a ocupação do território em troca do respeito ao que hoje chamaríamos de reserva.

ARAÚJO, V. L. Uma utopia republicana. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 67, abr. 2011 (adaptado).

Um elemento que caracterizou, no âmbito da sociedade monárquica, o projeto inovador abordado no texto foi

25 Q687527 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS

Ampliando-se o público, ampliaram-se os jornais e as revistas em circulação. Fundaram-se associações artísticas e musicais em várias cidades. Aumentou a sociabilidade. Atenuou-se a disciplina rígida do patriarcalismo que segregava no lar a mulher de classe média e alta. A crescente diversificação ocupacional nos grandes centros urbanos tornou mais complexa a estrutura social.

(VIOTTI DA COSTA, Emília. Da monarquia à República. Momentos decisivos. São Paulo: Grijaldo, 1977).


Considerando o texto acima, é correto afirmar que, no contexto do final do século XIX, na região sudeste do Brasil, a urbanização estava associada às mudanças econômicas e sociais de uma/do _________ para uma/a _________, baseada na mão de obra _________.

26 Q677623 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A poetisa Emilia Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por não possuir titulos nem conhecimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que “sem ser hábil, é, em compensação, guiada pelo poder da vontade”. Maria Tomásia pronunciava orações que levantavam os ouvintes. A escritora Francisca Clotilde arrebatava, declamando seus poemas. Aquelas “angélicas senhoras”, “heroinas da caridade”, levantavam dinheiro para comprar liberdades e usavam de seu entusiasmo a fim de convencer os donos de escravos a fazerem alforrias gratuitamente.

MIRANDA, A. Disponível em: www.opovoonline.com.br. Acesso em: 10jun. 2015.

As práticas culturais narradas remetem, historicamente, ao movimento

27 Q676858 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, PPL, ENEM, INEP

Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro de 1865

Art. 1º – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de nove anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só do recrutamento, senão também do serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção.

Arquivo Histórico do Exército. Ordem do dia do Exército, n. 455, 1865 (adaptado).

No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos “Voluntários da Pátria”, encaminhados para lutar na Guerra do Paraguai. Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a)

28 Q687099 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Processo Seletivo 2, UNIVAP, UNIVAP

"Essa Revolução constituiu uma das primeiras grandes manifestações de crise do Antigo Regime. Em seu início, um rei foi decapitado e o país conheceu a violência da guerra civil. Em sua fase final, a monarquia perdeu alguns de seus poderes e o Parlamento passou a ser o verdadeiro centro do poder político." Disponível em: http://minhateca.com.br/pajuoli/Santana/revIngl,663737275.pdf. Acessado em: 14/12/2016.

Esse texto se refere à Revolução

29 Q677128 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, PPL, ENEM, INEP

Escrevendo em jornais, entrando para a política, fugindo para quilombos, montando pecúlios para comprar alforrias... Os negros brasileiros não esperaram passivamente pela libertação. Em vez disso, lutaram em diversas frentes contra a escravidão, a ponto de conseguir que, à época em que a Lei Áurea foi assinada, apenas uma pequena minoria continuasse formalmente a ser propriedade.

Antes da Lei Áurea. Liberdade Conquistada. Revista Nossa História. Ano 2, n° 19. São Paulo: Vera Cruz, 2005.

No que diz respeito à Abolição, o texto apresenta uma análise historiográfica realizada nas últimas décadas por historiadores, brasileiros e brasilianistas, que se diferencia das análises mais tradicionais. Essa análise recente apresenta a extinção do regime escravista, em grande parte, como resultado

30 Q677130 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, PPL, ENEM, INEP

Eleições, no Império, eram um acontecimento muito especial. Nesses dias o mais modesto cidadão vestia sua melhor roupa, ou a menos surrada, e exibia até sapatos, peças do vestuário tão valorizadas entre aqueles que pouco tinham. Em contraste com essa maioria, vestimentas de gala de autoridades civis, militares e eclesiásticas — tudo do bom e do melhor compunha a indumentária de quem era mais que um cidadão qualquer e queria exibir em público essa sua privilegiada condição.

CAVANI, S. Às urnas, cidadãos! In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 3, n° 26, nov. 2007.

No Brasil do século XIX, a noção de cidadania estava vinculada à participação nos processos eleitorais. As eleições revelavam um tipo de cidadania carente da igualdade jurídica defendida nesse mesmo período por muitos movimentos europeus herdeiros do Iluminismo devido à

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.