Questões de Vestibular: Cadeias e teias alimentares

Prepare-se para a prova com questões de Cadeias e teias alimentares de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q689588 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeiro Semestre, UNESP, VUNESP

A maior violação do dever de um ser humano consigo mesmo, considerado meramente como um ser moral (a humanidade em sua própria pessoa), é o contrário da veracidade, a mentira […]. A mentira pode ser externa […] ou, inclusive, interna. Através de uma mentira externa, um ser humano faz de si mesmo um objeto de desprezo aos olhos dos outros; através de uma mentira interna, ele realiza o que é ainda pior: torna a si mesmo desprezível aos seus próprios olhos e viola a dignidade da humanidade em sua própria pessoa […]. Pela mentira um ser humano descarta e, por assim dizer, aniquila sua dignidade como ser humano. […] É possível que [a mentira] seja praticada meramente por frivolidade ou mesmo por bondade; aquele que fala pode, até mesmo, pretender atingir um fim realmente benéfico por meio dela. Mas esta maneira de perseguir este fim é, por sua simples forma, um crime de um ser humano contra sua própria pessoa e uma indignidade que deve torná-lo desprezível aos seus próprios olhos.

(Immanuel Kant. A metafísica dos costumes, 2010.)


Em sua sentença dirigida à mentira, Kant

12 Q684865 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP

Um embrião cresce muito nos primeiros meses após a sua formação. Com 5 semanas, o embrião que se iniciou de apenas uma célula já tem braços e pernas evidentes e começam as contrações musculares. O crescimento de um embrião está diretamente relacionado à divisão

13 Q684021 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS

Em junho de 2018, foi vista, no Parque estadual de Itapuã, uma onça-parda (segundo maior felino da América do Sul). Esse evento não era observado há mais de 15 anos. Considere as afirmações abaixo, sobre a onça-parda.

I - A onça-parda é um carnívoro que pode ocupar o topo da cadeia alimentar nos ecossistemas.

II - A onça-parda, ao consumir preás no seu ambiente, será uma consumidora terciária na cadeia alimentar.

III- O crescimento populacional das onças-pardas deve-se ao dimorfismo sexual evidente nesses mamíferos.

Quais estão corretas?

14 Q677254 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, PPL, ENEM, INEP

Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho:

Fitoplânctons → Copépodos → Sardinhas → Atuns

Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas, que se alimentam dos copépodos (crustáceos planctônicos). Nessa área as águasvivas não são alimentos para outros organismos. No mesmo período ocorre sobrepesca das populações de sardinhas.

Como consequência das interferências descritas na cadeia alimentar será observada diminuição

15 Q689302 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG

CAPTURA DE CO2 NÃO SERÁ SOLUÇÃO PARA A MUDANÇA CLIMÁTICA

A utilização de tecnologias de emissão negativa (captura e armazenamento dos gases do efeito estufa da atmosfera) é citada como a possibilidade de resgate do planeta contra o aumento do efeito estufa. Entretanto, essas tecnologias oferecem uma limitada possibilidade realista de reduzir o dióxido de carbono da atmosfera, além de não ser na escala necessária no atual cenário climático.

Manuel Planelles, Madri, 1 fev 2018 – El pais - Adaptado

Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/31/ciencia/1517422520_564058.html> .

A redução a que se refere o texto ocorre naturalmente quando as plantas:

16 Q676581 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida — cerca de 30 anos — na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.

MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque

17 Q689418 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeira Fase, USP, FUVEST

Um chuveiro elétrico que funciona em 220 V possui uma chave que comuta entre as posições “verão” e “inverno”. Na posição “verão”, a sua resistência elétrica tem o valor 22 Ω, enquanto na posição “inverno” é 11 Ω. Considerando que na posição “verão” o aumento de temperatura da água, pelo chuveiro, é 5 °C, para o mesmo fluxo de água, a variação de temperatura, na posição “inverno”, em °C, é

18 Q684344 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Vestibular, FATEC, FATEC

Em uma região de mata, foi observada uma cadeia alimentar formada por gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos, que, por sua vez, são predados por gaviões. Sobre essa cadeia alimentar, assinale a alternativa correta.

19 Q686136 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

O fluxo de energia nas cadeias alimentares considera que parte da energia da presa não é absorvida pelo predador. Assim, podemos afirmar que:

1) compostos químicos não digeríveis pelo predador são assimilados por decompositores em diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar.
2) consumidores terciários assimilam energia de consumidores secundários, mas não de consumidores primários e produtores.
3) a eficiência de transferência de energia de um nível trófico a outro varia com o consumo energético endógeno de cada organismo da cadeia alimentar.

Está(ão) correta(s):

20 Q684417 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC

Atualmente existem exames pré-natais não invasivos capazes de detectar anomalias cromossômicas nos embriões humanos a partir da décima semana de gestação apenas com a análise de uma amostra de sangue materno, do qual é recolhido DNA fetal diluído.
Suponha que uma mulher tenha se submetido a um desses exames durante a gravidez, e que o resultado do laboratório tenha indicado que o feto tem exatamente um par de cromossomos 13, exatamente um par de cromossomos 18, exatamente um par de cromossomos 21, apenas um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.
Contando apenas com esses dados, o laudo do exame deve ser o de que o bebê, quando nascer, apresentará sexo biológico
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.