Questões de Vestibular: Clima

Prepare-se para a prova com questões de Clima de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q689093 | Geografia, Clima, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS

Identifique, no mapa, as unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul, que correspondem às características indicadas abaixo.

( ) Área de elevada altitude, originalmente recoberta por matas e campos onde, atualmente, predomina a agricultura.

( ) Área com topografia que decai para oeste em direção ao rio Uruguai. Apresenta coxilhas recobertas por campos e pastagens entremeados de matas galerias ao longo dos rios.

( ) Área caracterizada por baixas altitudes, formada de rochas sedimentares que compõem colinas, ora de topo plano, ora de topo arredondado.

( ) Área formada por rochas muito antigas, altamente falhadas e dobradas. Apresenta um relevo caracterizado pelos afloramentos rochosos e áreas de deposição mais rebaixadas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

52 Q678632 | Geografia, Clima, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP

A chegada do carnaval será com uma frente fria em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para sábado, a previsão, segundo o Instituto, é de chuva durante todo o dia no estado.

Fonte: ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. : Fronteiras da globalização o mundo natural e o espaço humanizado. 3.ed. v.1. Ática: São Paulo, 2017. p.129.

Conforme os diversos tipos de precipitação pluviométrica, a que foi prevista de acordo com o explicitado no texto caracteriza-se como

53 Q681131 | Geografia, Clima, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP

Muitas pessoas têm questionado sobre a possibilidade de sua ocorrência, tendo em vista algumas condições desfavoráveis. As águas do oceano Atlântico próximo ao Brasil são quentes, porém os ventos na altura do topo das nuvens são muito fortes para que ocorra o desenvolvimento dos centros de baixa pressão atmosférica. Também é necessário haver convergência de ventos em grande escala e capacidade da atmosfera de gerar vórtices, motores da formação das perturbações tropicais.
(Ercília T. Steinke. Climatologia fácil, 2012. Adaptado.)
O fenômeno climático a que o excerto se refere é

54 Q681658 | Geografia, Clima, Primeira Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia com atenção o seguinte texto:

“As projeções indicam diferenças robustas nas características climáticas regionais, e incluem os seguintes incrementos: na temperatura mínima e máxima do ar próximo à superfície para todas as regiões do País; nos extremos de calor, em particular no norte do País, na ocorrência de chuva intensa no Sul e Sudeste do Brasil; e na probabilidade de secas e déficits de chuva em algumas regiões da Amazônia e Nordeste”.

Marengo, J. A., Rodrigues-Filho, S., & Santos, D. V. (2021). Impacts, Vulnerability and Adaptation to Climate change in Brazil. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/35624


Considerando os fatores políticos e socioeconômicos, além dos fatores ambientais como clima, vegetação, solo e recursos hídricos, são apontadas como entraves as relações de vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Dentre esses entraves, verifica(m)-se

55 Q684249 | Geografia, Clima, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

Na crônica ‘A pipoca’, de Rubem Alves, o autor faz uma simples e divertida descrição da característica especial do milho pipoca de se expandir e adquirir uma forma completamente diferente. Ele também faz um paralelo com a capacidade transformadora da espécie humana no decorrer da história, dando às mulheres grande destaque na trajetória dessa espécie por elas terem comandado, desde os primórdios, a grande transformação da agricultura através da domesticação de plantas para a produção de alimentos. Adaptado de SILVA & OGLIARI. In Agriculturas, v. 12, nº 4, dezembro 2015. Milho pipoca: mulheres agricultoras conectando o passado e o presente. p.31-36.
Em relação ao trecho destacado, compreende-se que as mulheres

56 Q678126 | Geografia, Clima, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP

Classificação dos estados de criticidade
•   Entre 21 e 30% – Estado de Atenção
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
– Utilizar toalhas molhadas, recipientes com água, irrigar jardins etc.;
– Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.;
– Consumir água à vontade.

•   Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
– Observar as recomendações do Estado de Atenção;
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
– Evitar aglomerações em ambientes fechados;
– Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

•   Abaixo de 12% – Estado de Emergência
– Observar as recomendações para os Estados de Atenção e de Alerta;
– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.;
– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, como aulas, cinemas etc., entre 10 e 16 horas.

(www.cgesp.org. Adaptado.)

As recomendações descritas devem ser adotadas quando houver

57 Q674586 | Geografia, Clima, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Os fundamentos da meteorologia tropical, como mostrou Richard Grove, foram estabelecidos durante o grande El Niño de 1790-91, que, além de levar a seca e a fome a Madras e Bengala, desmantelou a agricultura em várias colônias caribenhas da Inglaterra. Pela primeira vez, medições meteorológicas simultâneas, milhares de milhas distantes entre si, sugeriram que aquelas condições de tempo extremo talvez estivessem associadas em todos os trópicos — uma ideia que só seria completamente desenvolvida durante a seca global de 1876-78.


DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2002.


O fenômeno climático citado ocorre periodicamente e tem como causa o aumento da

58 Q676176 | Geografia, Clima, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d'água do grande sertão de Minas.

VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de fam ílias de MG. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014.

As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois

59 Q681567 | Geografia, Clima, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Leia com atenção a seguinte definição de áreas desérticas:
“Região natural caracterizada pela pequena precipitação de chuvas muito irregular. Nas regiões desérticas quentes temos formas de relevo e alterações de rochas específicas como os ergs, hamadas, regs, rios cuja a rede hidrográfica não tem hierarquização, freikanter, verniz do deserto, grande intensidade de desagregação mecânica, dunas, etc”.
Guerra, A. T. Dicionário geológico-geomorfológico. 8. ed. Rio de Janeiro. 1993.
O trecho acima se refere a uma definição e características de áreas desérticas. Sobre essas feições, é correto dizer que

60 Q685936 | Geografia, Clima, Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

[...] será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que [...] nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso, instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?


(Epicuro. Carta sobre a felicidade, 2002.)


A passagem da carta do filósofo Epicuro (341 a.C. - 270 a.C.), endereçada a Meneceu, sintetiza a sua

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.