Questões de Vestibular: Energia

Prepare-se para a prova com questões de Energia de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q679876 | Geografia, Energia, Prova 10, UEMG, UEMG

Mais da metade da matriz energética mundial é composta por duas fontes energéticas não renováveis: o petróleo e o gás natural.
Essa predominância de fontes não renováveis na geração de energia no mundo possibilita um maior poder econômico e político às

12 Q679797 | Geografia, Energia, Prova 03, UEMG, UEMG

No início de 2008, o governo do Reino Unido, finalmente, anunciou um programa para a construção de novas centrais energéticas nucleares. (...) Energia nuclear é, de longe, o meio mais efetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono (...). O importante é que as cidades exigem um fornecimento constante e econômico de eletricidade que até recentemente veio do carvão e do gás, mas esses recursos estão agora em declínio e não deixam nenhuma alternativa, além da energia nuclear. As megacidades que estão começando a emergir demandarão enormes fluxos de eletricidade e somente uma vigorosa e rápida expansão da energia nuclear poderá satisfazê-los num futuro próximo.

(LOVELOCK, J. Gaia: alerta final. S. P: Intrínseca.)

Para James Lovelock, uma alternativa para frear o aquecimento global é:

13 Q679592 | Geografia, Energia, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

O uso de energia no Brasil começou a apresentar incrementos elevados a partir do término da II Guerra Mundial, impulsionado pelo expressivo crescimento demográfico, por uma urbanização acelerada, pelo processo de industrialização e pela construção de uma infraestrutura de transporte rodoviário de característica energointensiva.

Tolmasquim, M. T.; Guerreiro, A. e Gorini R. Matriz Energética Brasileira, uma prospectiva. Novos estudos. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/nec/n79/03.pdf


Sobre o consumo e produção de energia no Brasil, é correto afirmar que

14 Q678826 | Geografia, Energia, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

A produção de energia eólica vem crescendo em todo o Brasil. Leia o trecho a seguir: “O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500GW, muito mais do que o País consome atualmente”, afirma ElbiaGannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que não tem dúvida do papel de destaque que o estado vai ocupar no setor nos próximos anos. Com os investimentos já contratados, a Bahia deve ganhar mais 2GW de energia eólica até 2022.

JORGE, Gilson. Bahia planeja liderar produção de energia eólica. 2018. Disponível em http://www.atarde.uol.com. br/empregos/noticias/1968109-bahia-planeja-liderarproducao-de-energia-eolica. Acesso em: 07/07/2018.

Sobre a energia eólica, assinale a alternativa correta:

15 Q680175 | Geografia, Energia, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS

Leia o segmento abaixo.
Conflitos internacionais têm como pano de fundo as disputas por petróleo.
BARROS. E. V. A matriz energética mundial e a competitividade das nações: bases de uma nova geopolítica. Engevtsta, v. 9, n. 1, p. 47-56, junho 2007.
Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
As maiores reservas de petróleo na África estão localizadas ........ , e as maiores da América do Sul estão localizadas ........ .

16 Q679683 | Geografia, Energia, Prova 01, UEMG, UEMG

A economia brasileira poderá perder até R$ 3,6 trilhões nos próximos 40 anos em decorrência das mudanças climáticas, indica um estudo realizado por pesquisadores das principais instituições públicas e privadas do país. No setor de energia, seria necessário instalar capacidade extra de geração, "de preferência, com geração por gás natural, bagaço de cana e energia eólica".

(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/bbc/2009/11/25/jhtm.

Acesso: 04/03/2010.)


A geração de energia a partir do gás natural, bagaço de cana e energia eólica é preferível, porque essas fontes de energia

17 Q679851 | Geografia, Energia, Prova 05, UEMG, UEMG

As principais razões para a geração de energias limpas é a urgência em limitar o aquecimento global e evitar mudanças climáticas drásticas, a garantia de segurança energética e a redução de custos crescentes em função da exaustão de recursos naturais. As tecnologias limpas são aplicadas para otimizar o uso de recursos naturais e reduzir os impactos ambientais, o que inclui fonte de energia

18 Q680178 | Geografia, Energia, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS

No Brasil, as unidades de geração eólica concentram-se nos Estados da região

19 Q677987 | Geografia, Energia, Administração, UEA, VUNESP

Um projeto desenvolvido em São Paulo, com tecnologia dinamarquesa, propõe que um dos aterros da região metropolitana ganhe uma usina que será alimentada pela parte orgânica do lixo coletado na cidade. O método importado da Escandinávia facilita a separação das fases orgânicas e inorgânicas dos resíduos sólidos que chegam ao aterro. No caso, há tanto o ganho econômico quanto social e ambiental.
(Eduardo Geraque. “Energia que vem do lixo”. https://sustentabilidade.estadao.com.br, 23.10.2018. Adaptado.)
Considerando os materiais que alimentarão essa usina, pode-se concluir que ela produzirá

20 Q676885 | Geografia, Energia, PPL, ENEM, INEP

Energia de Noronha virá da força das águas

A energia de Fernando de Noronha virá do mar, do ar, do sol e até do lixo produzido por seus moradores e visitantes. É o que promete o projeto de substituição da matriz energética da ilha, que prevê a troca dos geradores atuais, que consomem 310 mil litros de diesel por mês.

GUIBU, F. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2012 (adaptado).

No texto, está apresentada a nova matriz energética do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. A escolha por essa nova matriz prioriza o(a)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.