Questões de Vestibular: História da América

Prepare-se para a prova com questões de História da América de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q54358 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) Tida como a maior crise até então enfrentada pelo capitalismo, a crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos e atingiu com maior ou menor intensidade todos os países. Em linhas gerais, pode-se caracterizar esta crise como sendo:

22 Q54265 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) “Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu...”

Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II que ocupou o trono inca em Vilacamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos Garcia.

O relato apresenta algumas idéias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com exceção de: perioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.

23 Q54356 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Depois da queda do Estado oligárquico, a maioria dos países latino-americanos importantes conheceu governos populistas. Em alguns deles, tal fato representou a experiência política mais importante nos meados do século XX. O populismo latino-americano

24 Q54260 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Em 1532, a expedição do espanhol Francisco Pizarro conquista a capital sul do Império Inca, atual Cuzco. Três anos depois, é fundada a Ciudad de los Reyes, hoje a capital, Lima. A colônia é elevada a vice-reino do Peru em 1543, graças:

25 Q54292 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Leia as afirmações abaixo referentes à caracterização de diferentes industrializações latino americanas ocorridas em fins do século XIX.

I. A industrialização argentina foi marcada por uma expressiva imigração européia. Os setores têxtil e de alimentos foram os primeiros a serem transformados, contando com significativos investimentos estrangeiros – sobretudo ingleses. As atividades relacionadas ao transporte ferroviário e marítimo (portos e navios frigoríficos), bem como aos serviços de infra-estrutura urbana em geral foram privilegiadas por favorecerem a exportação de carnes e couros.
II. A industrialização mexicana foi intensificada durante o longo governo de Porfírio Díaz. Além dos setores têxtil e de alimentos, desenvolveram-se a metalurgia e a produção de petróleo, esta última tendo-se tornado motivo de acirrada disputa entre os capitais ingleses e norte-americanos no país. Na composição da mão-de-obra, os nacionais predominaram sobre a imigração européia, que foi de muito pouca expressão.
III. A industrialização cubana atingiu os setores da mineração, açúcar e tabaco. Companhias norte-americanas e espanholas disputaram a construção de ferrovias na ilha para o escoamento destas e de outras produções para a exportação. Em que pese o grande número de libertos existentes, os imigrantes – em especial os coolies chineses – tornaram-se a mão-de-obra mais utilizada nessas atividades.
IV. A industrialização chilena dos últimos decênios apresentou poucos imigrantes na composição de sua mão-de-obra. O crescimento econômico fez-se sentir de forma marcante no setor de mineração – com a exploração do nitrato e do cobre – onde a hegemonia britânica foi rapidamente contestada pelos mais fortes investidores norte-americanos e alemães que para lá se deslocaram à época.

Assinale a alternativa:

26 Q54263 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) O “exclusivo” comercial pretendido pela Espanha no século XVI foi o mais austero entre todos os que surgiram no período mercantilista. À Casa de Contratación, sediada em Sevilha, cabia:

27 Q54364 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiões latino-americanas recém libertadas do jugo colonial. Sobre essas relações, é CORRETO afirmar que:

28 Q54362 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UEMS) Qual ou quais das proposições abaixo identifica (ou identificam) os regimes populistas adotados na América Latina no século XX?

I. Atendimento às reivindicações das massas trabalhadoras e controle dos órgãos representativos da classe operária.
II. Tentativa de desenvolvimento do capitalismo nacional.
III. Sólida aliança com os grupos conservadores e ampla autonomia dos órgãos representativos da classe operária.

29 Q54262 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Os cabildos, na América Espanhola, eram:

30 Q54363 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) Nas décadas de 60 e 70, os Estados Unidos foram responsáveis pelo financiamento de diversas ditaduras militares na América Latina. No Chile, a partir do final da década de 60, as esquerdas formaram a Unidade Popular, que elegeu, pela primeira vez no continente, um presidente socialista escolhido pelo voto. O amplo programa de reformas do presidente Salvador Allende entrou em choque com os interesses das Oligarquias chilenas e dos Estados Unidos. Os EUA passaram a bloquear os créditos externos para o Chile e a CIA começou a financiar greves que paralisaram os setores de transportes e combustíveis. Após este pseudo-caos social, os principais resultados foram:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.