Questões de Enem e Vestibulares: Ligações Químicas

Encontre aqui questões Ligações Químicas de Enem e Vestibulares com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Qual dos seguintes é um exemplo de força dipolo-dipolo?

(PUC-SP) Analise as propriedades físicas na tabela abaixo:

Amostra Ponto de fusão Ponto de ebulição Condutividade elétrica a 25ºC Condutividade elétrica a 1000ºC
A 801ºC 1413ºC isolante condutor
B 43ºC 182º isolante ---------------
C 1535ºC 2760ºC condutor condutor
D 1248ºC 2250ºC isolante isolante

Segundo os modelos de ligação química, A, B, C e D podem ser classificados, respectivamente, como,

Qual tipo de força intermolecular é o mais forte?

(Enem 2019) Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.

Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?

(UFV-MG) Os compostos formados pelos pares Mg e Cl; Ca e O; Li e O; K e Br possuem fórmulas cujas proporções entre os cátions e os ânions são, respectivamente:

Dados: 3Li; 8O; 12Mg; 17Cl; 19K; 20Ca; 35B.

(EsPCEx - 2017) Conversores catalíticos de automóveis são utilizados para reduzir a emissão de poluentes. Os gases resultantes da combustão do motor e o ar passam por substâncias catalisadoras que aceleram a transformação de monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2) e a decomposição de óxidos de nitrogênio (genericamente (NxOy) em gás nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2). Em relação ao uso de catalisadores e as substâncias citadas no texto, são feitas as segiontes afirmações:

I – As reações de decomposição dos óxidos de nitrogênio a gás oxigênio e a gás nitrogênio ocorrem com variação no número de oxidação das espécies.

II – O CO2 é um óxido ácido que quando reage com a água forma o ácido carbônico.

III – Catalisadores são substâncias que iniciam as reações químicas que seriam impossíveis sem eles, aumentando a velocidade e também a energia de ativação da reação.

IV – O monóxido de carbono é um óxido básico que ao reagir com a água forma uma base.

V – A molécula do gás carbônico apresenta geometria espacial angular.

Das afirmativas feitas estão corretas apenas:

(UFU-MG) O fosgênio (COCl2), um gás, é preparado industrialmente por meio da reação entre o monóxido de carbono e o cloro. A fórmula estrutural da molécula do fosgênio apresenta:

(FUVEST) As unidades constituintes dos sólidos: óxido de magnésio (MgO), iodo (I2) e platina (Pt) são, respectivamente:

(Enem 2017) Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX) com a base NH3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio (NH4X), de acordo com a equação genérica:

HX (g) + NH3 (g) → NH4X (s)

FELIX, E. P.; CARDOSO, A. A. Fatores ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, n. 21, maio 2005 (adaptado).

A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por

(ESPCEX – 2016) Compostos iônicos são aqueles que apresentam ligação iônica.

A ligação iônica é a ligação entre íons positivos e negativos, unidos por forças de atração eletrostática.

(Texto adaptado de: Usberco, João e Savador, Edgard, Química: Química Geral, vol 1, pág 225, Saraiva, 2009). Sobre as propriedades e características de compostos iônicos são feitas as seguintes afirmativas:

I. Apresentam brilho metálico

II. Apresentam elevadas temperaturas de fusão e ebulição

III. Apresentam boa condutibilidade elétrica quando em solução aquosa

IV. São sólidos nas condições ambientes (25◦C e 1 atm)

V. São pouco solúveis em solventes polares como a água.

Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas: