Questões de Vestibular: Medievalidade Europeia

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11 Q676865 | História, Medievalidade Europeia, PPL, ENEM, INEP

TEXTO I

Não é possível passar das trevas da ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo, as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos os dias, a aurora me encontrará entregue ao seu estudo.

BLOIS, P. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

TEXTO II

A nossa geração tem arraigado o defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outrem e declaro: — Foi fulano de tal que o disse, não sou eu. E para que acreditem totalmente nas minhas opiniões, digo: — O inventor foi fulano de tal, não sou eu.

BATH, A. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a)

12 Q674893 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.
VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)

13 Q689103 | História, Medievalidade Europeia, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS

Considere as afirmações abaixo, sobre a história das sociedades antigas.

I - O Egito faraônico caracterizava-se pela estrutura política horizontalizada, pela pouca estratificação social e pela economia centrada na piscicultura devido às cheias do rio Nilo.

II - Os fenícios mantiveram uma estrutura social militarizada e terrestre, que permitiu a conquista de outros povos na região do Oriente Médio, culminando com o fim de rotas comerciais marítimas com a Ásia.

III- A expansão do Império Persa, durante o governo de Dario I, foi marcada pela unificação dos sistemas tributário e monetário, pela implementação de um código jurídico e por uma rede de estradas e de comunicação.

Quais estão corretas?

14 Q687100 | História, Medievalidade Europeia, Processo Seletivo 2, UNIVAP, UNIVAP

“Homem de iniciativa e visão empresarial foi responsável por grandes empreendimentos econômicos no Segundo Reinado. Dentre eles, a construção da primeira ferrovia brasileira e a instalação da iluminação a gás na cidade do Rio de Janeiro.” COTRIM, Gilberto. Disponível em: http://www.professoredley.com.br. Acessado em:14/12/2016.

Esse texto é uma referência ao

15 Q678015 | História, Medievalidade Europeia, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP

A Idade Moderna entre os séculos XV e XVIII foi um período de intensas mudanças sociais, políticas, econômicas, geográficas e culturais entre outras mudanças, entre as quais podemos ressaltar:

16 Q686107 | História, Medievalidade Europeia, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

Exemplos históricos demonstram o protagonismo feminino em algumas esferas da vida medieval na Europa, especialmente a partir das mudanças do século XI. Diante do que é possível afirmar, os papéis exercidos pelas mulheres, naquela sociedade, variavam de acordo com:

17 Q686889 | História, Medievalidade Europeia, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“O Império Persa foi o mais extenso dos Impérios Orientais [século V a.C.]. Dos povos conquistados exigiam pesados impostos, mas respeitavam a sua cultura. Era governado por uma monarquia absoluta teocrática e possuía quatro capitais: Susa, Persépolis, Babilônia e Ecbátana. O comércio foi a atividade mais importante do Império. Por ele passavam rotas de caravanas comerciais, ligando a Índia e a China ao Mar Mediterrâneo. O comércio impulsionou a indústria de tecidos de luxo, mosaicos e tapetes de rara beleza.”
(ORDOÑEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História – Coleção Horizontes. São Paulo: IBEP. Sd. p. 58)

Ainda sobre a expansão do, Império Persa afirma-se que

18 Q675655 | História, Medievalidade Europeia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. e t al. “Séculos XIV-XV” . In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com

19 Q688988 | História, Medievalidade Europeia, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV

A historiografia recente não aceita mais uma ideia negativa sobre a Idade Média, porque considera essa ideia um juízo de valor do humanismo renascentista que pretendia ligar-se diretamente ao pensamento clássico da antiguidade greco-romana.

Atente ao que se diz a seguir em relação à Idade Média, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Nesse período foram extintas algumas línguas e literaturas.

( ) Ocorreu aumento demográfico causado por maior produtividade.

( ) Houve dinamismo social impulsionado pelos comerciantes e artesãos.

( ) Foram criadas as primeira universidades.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

20 Q689251 | História, Medievalidade Europeia, Segundo Semestre, IFRR, INEP

A escravidão marcou as relações de trabalho e produção do período colonial no Brasil e era um dos pilares do sistema de plantation, que também envolvia:
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