Questões de Vestibular: Movimento Harmônico

Prepare-se para a prova com questões de Movimento Harmônico de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q689471 | Física, Movimento Harmônico, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV

Considere uma gangorra em que duas crianças gêmeas estão sentadas, cada irmão em uma extremidade. Considere que ambos têm mesma massa. Considere que o solo é o nível zero das energias potenciais gravitacionais. Sobre a soma da energia potencial gravitacional dos gêmeos, é correto afirmar que é

12 Q689157 | Física, Movimento Harmônico, Vestibular, UFMS, FAPEC

Texto associado.

Tempo e espaço confundo

e a linha do mundo

é uma reta fechada.

Périplo, ciclo, jornada

de luz consumida

e reencontrada.

Não sei de quem visse o começo

e sequer reconheço

o que é meio e o que é fim.

Pra viver no teu tempo é que faço

viagens ao espaço

de dentro de mim.

Das conjunções improváveis

de órbitas instáveis

é que me mantenho.

E venho arrimado nuns versos

tropeçando universos

pra achar-te no fim

deste tempo cansado

de dentro de mim.

PauloVanzolini. [s..d.]


Um leitor desprevenido da ciência, mas familiarizado com textos literários, poderá interpretar o sentido poético da letra da música como um desabafo existencial do ser humano no início do terceiro milênio, contente que o mundo não tenha acabado, porém preocupado com as tentativas de muitos em destruí-lo. Um estudante de Física, atento, poderá dar outro sentido para os versos, em função de várias de suas palavras serem ricas de significados científicos, como tempo, espaço, reta, luz, órbita, entre outras. Menezes (1988), na análise a seguir, passou por essas duas fases de interpretação:

"O samba “Tempo e Espaço”, de Paulo Vanzolini, por exemplo, eu já conhecia há muito tempo. Sempre havia entendido este samba como sendo a descrição do que vive um cidadão apaixonado, confundindo tempo e espaço, tropeçando universos.

Ouvindo este samba, nessa manhã, percebi que ele incorporava o conceito da relatividade geral de Einstein. A seguir, fui surpreendido com conceitos de eletrodinâmica quântica! Toquei de novo... de novo... e fui encontrando outros elementos da Física."

O principal fragmento que incorpora o conceito de MHS é:

13 Q685673 | Física, Movimento Harmônico, Prova ||, URCA, CEV URCA

O pêndulo foi um instrumento útil para a fabricação de relógio de pêndulo. Ainda é usado para estimar a gravidade local. A expressão que descreve o período pendular, nesse caso, é T = 2πL/g . Onde T é o período, L é o comprimento do pêndulo e g é a gravidade local. Sabe-se então que, deslocando-se o pêndulo de pequenos ângulos, a sua oscilação é dada em período constante. Essa propriedade foi muito útil para a construção de relógios de pêndulo. Pegamos dois pêndulos simples um com o comprimento L/2 e período T2, outro com o comprimento 2L e período T3. Colocamos esses pêndulos para oscilar e medimos os seus períodos. Marque a alternativa que dá a relação do período do pêndulo 2 com período do pêndulo 3, ou seja, T2/T3 :

14 Q688502 | Física, Movimento Harmônico, Física e Química, UECE, UECE CEV

Um gás ideal, em um recipiente, é mantido em temperatura constante e em equilíbrio térmico com a vizinhança. Nesse gás, o produto da pressão pelo volume é

15 Q688505 | Física, Movimento Harmônico, Física e Química, UECE, UECE CEV

Um sistema de massa constante, constituído por um gás ideal, está no estado inicial de volume V0 , pressão P0 e temperatura T0 . Quando o sistema evolui para um novo estado de volume V0/2 e pressão P0/2 , sua temperatura é

16 Q687275 | Física, Movimento Harmônico, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Texto associado.

Quando necessário, adote:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2

• calor latente de vaporização da água: 540 cal.g-1

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. °C-1

• densidade da água: 1 g.cm-3

• constante universal dos gases ideais: R = 8,0 J.mol-1.K-1

• massa específica do ar: 1,225.10-3 g.cm-3

• massa específica da água do mar: 1,025 g.cm-3

• 1cal = 4,0 J

• Determine o volume de água, em litros, que deve ser colocado em um recipiente de paredes adiabáticas, onde está instalado um fio condutor de cobre, com área de secção reta de 0,138mm2 e comprimento 32,1m, enrolado em forma de bobina, ao qual será ligada uma fonte de tensão igual a 40V, para que uma variação de temperatura da água de 20K seja obtida em apenas 5 minutos. Considere que toda a energia térmica dissipada pelo fio, após sua ligação com a fonte, será integralmente absorvida pela água. Desconsidere qualquer tipo de perda.

Dado: resistividade elétrica do cobre = 1,72.10-8Ω.m

17 Q684264 | Física, Movimento Harmônico, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ

Um corpo pendurado na extremidade de uma mola ideal executa um movimento harmônico simples na direção vertical em torno da sua posição de equilíbrio estático. Durante esse movimento, os valores das acelerações aE e aB desse corpo, ao passar, respectivamente, pela posição de equilíbrio e pelo ponto mais baixo da sua trajetória, são:

18 Q688806 | Física, Movimento Harmônico, Segundo Semestre, IFPE, IF PE

Um dos meios de transporte de cargas mais popular de tempos atrás era conhecido como carro de bois. Suas rodas eram fabricadas de madeira e revestidas por um aro de ferro que garantia sustentabilidade e durabilidade. Considere uma dessas rodas de madeira com um diâmetro de 100cm, tendo que ser revestida com um aro de ferro com diâmetro 5mm menor que o da roda. A qual temperatura, aproximadamente, devemos submeter o aro para que o mesmo caiba na roda? Dado: considere o coeficiente de dilatação linear do ferro α = 12 x 10-6°C -1 .

19 Q684214 | Física, Movimento Harmônico, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Texto associado.

Quando necessário, adote os valores da tabela:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. ºC-1

• densidade da água: 1 g.cm-3

• 1cal = 4,0 J

• π = 3

Um objeto de peso P, quando totalmente imerso no ar, cuja massa específica é dada por μAR, fica submetido a um empuxo cujo módulo é dado por EAR. Esse mesmo objeto, quando colocado no interior de um recipiente totalmente preenchido por um certo líquido, passa a flutuar completamente submerso. A expressão algébrica que permite calcular a massa específica do líquido (μliq), contido no recipiente, é a contida na alternativa:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.