Questões de Enem e Vestibular: Movimentos Sociais

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11 Q682291 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Os quilombolas permanecem na terra de seus antepassados e, por isso, o tempo não apagou sua memória histórica. Lá encontramos as formas tradicionais do uso da terra, seus costumes, manifestações culturais e religiosas. Acontece que em algumas regiões continua a haver ameaças de invasão, por fazendeiros, que se dizem “donos das terras”, mesmo após a garantia de posse aos quilombolas dada pela Constituição Brasileira de 1988.

BRASIL/SEDH. Direitos humanos para os quilombolas

consciência e atitude. Brasília: Ibrap, [s.d.] (adaptado).


Os fazendeiros que atuam da maneira descrita no texto prejudicam a manutenção da identidade e memória histórica dos quilombolas, porque

12 Q675139 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos no regime da chibata? JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada, São Paulo: Ática, 2014.
O texto,que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a);

13 Q681391 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE-CEV, 2021

Leia atentamente o seguinte excerto sobre cultura africana no Brasil:
“Ao contrário dos africanos na Colômbia ou em Serra Leoa, os que foram trazidos para o Brasil nunca despertaram interesse em seus senhores por sua cultura e origens. O trabalho de registro de histórias da África através de entrevistas aos africanos escravizados empreendido pelo padre Pedro Claver, em Cartagena das Índias, no século XVII, ou aquele empreendido pelo missionário Koelle entre africanos livres de diversas etnias em Serra Leoa, no século XIX, ao registrar suas línguas, não têm paralelo no Brasil, país das Américas que mais recebeu africanos”.
MAMIGONIAN. Beatriz Gallotti. África no Brasil: mapa de uma área em expansão, p.46. Disponível em: http://www.pretosnovos.com.br/dropbox/textos/publicados/ topoi9a2.pdf
A ausência do interesse em conhecer as culturas dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos resulta

14 Q679182 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

O açúcar criou condições materiais de um modo de viver e de pensar. Um jeito de sermos brasileiros, divididos entre gente importante e gente insignificante, entre senhores e escravos. As amarguras do açúcar, e não suas doçuras, desenharam a cara do brasileiro e do Brasil.

MARTINS, J. S. Incertezas que jorram do mar.

O Estado de S. Paulo, 2 dez. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, que característica da colonização portuguesa continua influenciando a realidade brasileira atual?

15 Q679777 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Prova 09, UEMG, UEMG

As “ações afirmativas” foram criadas nos EUA durante o governo Kennedy, com o intuito de reparar uma injustiça histórica-social de um determinado grupo social. Recentemente, um tipo de ação afirmativa foi criada no Brasil para reparar a injustiça em relação aos negros e aos indígenas. Essa ação afirmativa foi a criação do

16 Q678707 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, Cepros

Os Tupis designavam Tapuias aos povos indígenas que não falavam sua língua, ou não compartilhavam sua cultura, caso dos povos de tronco linguístico Macro-Jê, também chamados pelos portugueses de “gente Bárbara”.
Sobre essa percepção dos Tupis acerca dos povos Macro-Jê, pode-se afirmar que:

17 Q678530 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

“O ano de 1978 foi mesmo surpreendente. No dia 12 de maio, uma década após a repressão à greve de Osasco, cerca de 3 mil operários entraram na fábrica de caminhões Saab-Scania, em São Bernardo do Campo, no entorno de São Paulo, no que parecia ser mais um dia de trabalho. Marcaram seus cartões de ponto, sentaram-se em frente às máquinas e cruzaram os braços.” (SCHWARCZ, L. STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 476.)

O ciclo grevista de 1978 inaugurou um novo sindicalismo no Brasil. Dentre os projetos que constituíram o desdobramento do movimento dos trabalhadores, é correto incluir:

18 Q679353 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

Temos um grande desafio: construir uma sociedade igualitária em termos raciais, em que o preconceito não opere em nenhum nível das relações intersubjetivas. E, nessa tarefa, precisamos nos orientar por uma ética da responsabilidade, que considere as consequências das ações propostas.

FAZZI, R. C. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Quanto ao desafio apontado no texto, uma de suas origens é a

19 Q679359 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

Emtodo o mundo, as pessoas são mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem é justiça social e mais voz política. Mas não é tudo. Também exigem reconhecimento e respeito. E importam-se em saber se eles e os filhos viverão em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma única cultura dominante.

PNUD. Relatório do desenvolvimento humano: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004 (adaptado).

A tendência mencionada no texto contribui para fundamentar políticas públicas que

20 Q679903 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Prova 06, UEMG, UEMG

Os norte-americanos e europeus, quando se viram invadidos por povos não brancos, começaram a falar em diversidade étnica, em multiculturalismo. Nós, brasileiros, nascemos multiculturais e diversos. Isso não é uma questão para nós. Estamos 150 anos à frente do Primeiro Mundo. Eles estão preocupados com isso agora, nós estamos preocupados com isso desde sempre.

(Revista de História da Biblioteca Nacional, ago. 2012, n. 83. p. 55. Adaptado.)

O texto trata da questão do uso dos conceitos de diversidade étnica e multiculturalismo nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil. As informações apresentadas indicam que

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